História, perguntado por nicolylopes2005, 1 ano atrás

quais foram os grupos sociais que participaram da revolução pernambucana ?

Soluções para a tarefa

Respondido por susanarnbraga
87
A Revolução Pernambucana, teve a participação de diversos grupos como: militares, proprietários rurais, juízes, artesãos, comerciantes e um grande número de sacerdotes ("revolução dos padres"). A participação dos padres deve-se ao fato de que os padres também eram grandes proprietários rurais e queriam proteger seus interesses. As camadas mais humildes também aderiram, porque as medidas tomadas pelo governo português, ocasionaram o encarecimento dos alimentos.
Respondido por Matheusieti
23

Os grupos sociais presentes na Revolução Pernambucana contou com: Os proprietários Rurais, Os juízes, os artesãos, comerciantes e militares. Essa Revolução ficou conhecida como Revolução dos Padres.

Para exemplificar, os padres nesse período tinham grandes propriedades e buscavam defender seus direitos, em combate ao governo de Portugal que tornou os alimentos mais caros prejudicando a economia local.

Repare que a Revolução Pernambucana não é a Guerra de Canudos, a segunda, era composta pelos habitantes que moravam em arraial de canudos, dentre eles temos:

Os sertanejos; Os Pobres; Os fanáticos Religiosos; Os jagunços.

Apesar desses termos ser totalmente segregador, aquela região ocupava uma parcela socialmente excluída, o que desde aquele período já era uma problemática social grande em nosso país.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/9226967

Anexos:
Perguntas interessantes