Geografia, perguntado por Rebecacairesamancio, 8 meses atrás

Quais foram os fatores responsáveis pela crise soviética e do bloco socialista? *

Soluções para a tarefa

Respondido por eloisatavaresornelas
2

Resposta:

Principais Causas

Vários são os motivos para que URSS entrasse em colapso:

Crise desencadeada pelo modelo econômico que impunha a população a viver com a escassez de muitos bens de consumo;

Reformas mal conduzidas que levaram à deterioração da qualidade de vida da população;

Descontentamento popular com a oferta de produtos, principalmente alimentos;

As diferenças de qualidade de vida entre os cidadãos da URSS e os do bloco capitalista;

Concentração do poder;

Enfraquecimento do poder central;

O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares;

Controle da Igreja e demais religiões;

Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica;

Guerra Fria e a pressão do Ocidente

Explicação:

resumo

Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu a secretaria do Partido Comunista e colocou em prática os planos da perestroika (reestruturação) e glasnost (transparência).

Esta política pretendia:

modernizar a economia da Rússia;

reduzir a participação do Estado na economia;

diminuir a interferência do governo nas questões civis.

Rapidamente, o modelo demonstrou sinais de ineficiência. A União Soviética precisou reduzir os gastos militares, passou a interferir menos nos problemas políticos dos países socialistas e também limitou o auxílio econômico a essas nações.


eloisatavaresornelas:  União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
Rebecacairesamancio: Mas vc sabe os fatores?
eloisatavaresornelas: fatores responsáveis pela crise soviética. Preços do petróleo e ineficiência econômica. Tensões étnicasReformas de Gorbatchov
eloisatavaresornelas: sei esses
Rebecacairesamancio: Obgda vc é muito inteligente
eloisatavaresornelas: q nada obgd
Respondido por lilianrochha2307
1

origem da URSS remonta a 1917, quando a revolução bolchevique depôs o czar Nicolau 2º e estabeleceu um Estado socialista nos territórios do que até então era o Império Russo.  

Ainda que originalmente o plano era que a URSS tivesse uma sociedade democrática, em substituição à autocracia czarista, o bloco acabou tomando o caminho do autoritarismo, consolidado com a ascensão de Josef Stalin ao poder, em meados da década de 1920.  

Na prática, porém, todas as decisões, incluindo a eleição do líder da URSS, ficavam nas mãos do Partido Comunista - mais precisamente um pequeno grupo de dirigentes poderoso, o Politburo.  

autoritarismo e a centralização da União Soviética resultaram em uma burocracia sem fim e que estendia seus tentáculos a todos os cantos do território e a todos os aspectos da vida cotidiana.  

centralização e a burocracia tiveram impacto no sistema econômico soviético, que tinha como base a ideia do teórico do comunismo Karl Marx (1818-1883) de socializar os meios de produção, distribuição e intercâmbio.  

Archie Brown ressalta que, devido aos problemas econômicos, a expectativa de vida dos homens soviéticos se reduziu (algo também atribuído por analistas ao consumo excessivo de álcool), ao mesmo tempo em que a mortalidade infantil aumentou.  

Melhor educação Image caption Melhoras educacionais criaram geração ansiosa por mudanças Com o passar dos anos, o nível geral de instrução dos soviéticos melhorou e milhões de pessoas foram para a universidade.  

As reformas de Gorbachev Direito de imagemAP Image caption Mikhail Gorbachev foi o último líder da União Soviética Para Brown, Mikhail Gorbachev, o homem que ocupou a presidência da União Soviética entre 1985 e 1991, é um fator determinante para explicar o desmanche da superpotência - chegou ao poder como um reformista do sistema, mas terminou como seu "coveiro".  

Quando se converteu em secretário-geral do Partido Comunista, em março de 1985, Gorbachev lançou um dramático programa de reformas para tentar equilibrar um economia problemática e uma estrutura política ineficiente e insustentável.  

Image caption Ao final do governo de Gorbachev, as escassez de produtos e as filas para consegui-los tornaram-se calvários para os soviéticos Os soviéticos celebraram a democratização, mas as reformas para introduzir a economia de mercado no país demoraram demais para dar frutos.  

Essas decisões levaram ao fim da Guerra Fria e à derrocada dos governos comunistas dos países satélites da URSS na Europa: o movimento teve início em 1989, na Polônia, com a vitória do movimento sindicalista Solidariedade nas eleições nacionais.

Explicação:

1. Autoritarismo e centralização

2. O 'inferno' da burocracia

3. Economia falida

4. Melhor educação

5. As reformas de Gorbachev

6. Revoluções e movimentos separatistas

Perguntas interessantes