História, perguntado por AmandaBarbosa1234, 1 ano atrás

Quais foram os fatores religiosos da reforma?

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquecamposleme
14
A igreja na Idade Média, estava acima de qualquer poder. Ela mandava e desmandava no pensamento da população atraves de seus dogmas que eram verdades indiscutíveis. Assim, aterrorizavam a população, colocavam em fogueiras qualquer pessoa que questionava e colocava em dúvida tais dogmas.O que ela impunha ao povo, não servia para ela pois fazia exatamente o contrário do que ditava. Vendia terrenos no céu, como se tivesse poder divino. Mas o pensamento do homem evoluiu e com o Renascimento, as idéias descabidas da igreja foram colocadas em cheques e a igreja ficou desmoralizada, não sem reagir, iniciou perseguições, mas desta vez, não conseguiu sair vitoriosa.
Respondido por Dressa2210
16
Lutero apoiado pelos empresários e comerciantes, já exaustos pelos tributos cobrado pela Santa Sé, vê nele a possibilidade de se contrapor à Igreja.
Ele não queria só protestar, queria sendir, romper mesmo com a Santa Sé, e aí arregimentar seus seguidores numa outra religião, o que fez com grande esperteza.
Aí ficou assim:
Os banqueiros lucraram - com os depósitos dos Dizimos arrecadados pela igreja do Lutero.

Os comerciantes lucraram - a Santa Sé teve que rever muitos dos seus tributos, inclusive extinguindo vários, como o que era cobrado ao transportar uma percadoria de uma cidade pra outra.

Os Líderes - (Pastores) - lucraram, a arrecadação foi e é absurdamente grande.

Então:
Os banqueiros recebiam os depósitos bancários das Igrejas e repassava como emprestimo para os fiéis, que por sua vez, paga com juros ao banco, que repassava uma parte pequena para as Igrejas.
Ou seja, os fiéis era e são engabelados duas vezes.
Anexos:
Perguntas interessantes