quais foram os antecedentes da revolução chinesa?
Soluções para a tarefa
Os antecedentes da Revolução Chinesa
Durante todo o século XIX e início do século XX as potências imperialistas europeias — em especial a Inglaterra — mandaram e desmandaram na China. O interesse comercial na região era grande, pois não é de hoje que nós temos muita gente vivendo por lá. O raciocínio é aquele de sempre: muita gente, muita procura por produtos, muito comércio.
Falamos um pouco sobre esta relação comercial conturbada no texto sobre a Guerra do Ópio. Inclusive recomendamos a leitura, ok?
Ainda no início do século XX os chineses se mobilizaram para expulsar os estrangeiros de suas terras e seus negócios. Xuantong, o último imperador da dinastia Manchu, foi deposto por forças populares neste movimento delibertação do país, movimento este que acabou com o Império chinês e fundou a República da China em 1911. Este evento é conhecido como Revolução Xinhai.
Ou seja: já nesta época os chineses tinham consciência de que não adiantava expulsar os estrangeiros que prejudicavam o comércio do país, mas também era necessário tirar do Poder quem apoiava este comércio e era conivente com as práticas, prejudiciais aos comerciantes chineses e, por tabela, à população.
Mas depois disso nós vamos ter um novo problema, acompanhem…
Inicialmente, após a Revolução Xinhai os chineses observaram uma diminuição da interferência européia no comércio chinês, mas o Japãopassou a estender suas garras pela região após 1915. Com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914 os europeus, enfraquecidos pelo conflito, deram lugar definitivo para os japoneses na influência comercial da China.
Para vocês terem uma ideia, o Japão chegou a controlar cerca de 45% do território chinês entre as décadas de 1930 e 1940.