História, perguntado por awriellylima, 11 meses atrás

Quais foram as tensões e as disputas ?

Soluções para a tarefa

Respondido por erickaoliveira6
1
Além da rivalidade por mercados franceses e alemães possuíam grande ressentimento uns para com os outros em função da Guerra franco-prusiana onde os alemães ganharam, em 1871, dos franceses os territórios da Alsácia-Lorena (ricos em minério de ferro e carvão), o desejo dos franceses em recuperar esse território e o desejo de revanche é conhecido comorevanchismofrancês. Incluem-se nesse período os movimentos nacionalistas como o pan-eslavismo que, apoiado pelos governos russo e servio, pretendia unir todos os povos eslavos da Europa oriental. E o pangermanismo que pretendia anexar à Alemanha os territórios da Europa Central onde viviam minorias germânicas.

O clima de rivalidade gerou a paz armada, onde diante do risco de guerra as nações mesmo sem entrar em conflito começam a se armar dando início a corrida armamentista.



Disputa dos mercados internacionais pelos países industrializados, que não conseguiam mais escoar toda a produção de suas fábricas. Tal concorrência era particularmente acirrada entre a Grã-Bretanha e a Alemanha.Atritos entre as grandes potências devido a questões coloniais. Alemanha, Itália e Japão participaram com atraso da corrida neocolonialista e estavam insatisfeitos com as poucas colônias que haviam adquirido.Exacerbação dos nacionalismos europeus, manipulados pelos respectivos governos como um meio de obter a adesão popular à causa da guerra. Há que considerar ainda o nacionalismo das populações que se encontravam sob o jugo do Império Austro-Húngaro ou do Império Russo e ansiavam pela independência.

awriellylima: Da primeira guerra Mundial
erickaoliveira6: Ah sim
erickaoliveira6: Pronto, editei com a resposta agora
Perguntas interessantes