Artes, perguntado por SNCH, 8 meses atrás

quais foram as principais mudanças da pintura renascentista em relação à pintura dos períodos anteriores?

Soluções para a tarefa

Respondido por ErickPietro
4

Resposta:

A definição de Pintura renascentista surge na Itália durante o século XV e funda um espírito forjado de ideais novos e forças criadoras. Desenvolve-se nas cidades italianas de Roma, Nápoles, Mântua, Ferrara, Urbino e, sobretudo, em Florença e Veneza (principais centros que possuíam, entre os séculos XV e XVI, condições económicas, políticas, sociais e culturais propícias ao desenvolvimento das artes como a pintura), com inspiração no Humanismo.

Não se pode dizer, no entanto, que seja um estilo na verdadeira acepção do termo, mas antes uma arte variada definida pelas individualidades que lhe transmitiram características estilísticas, técnicas e estéticas distintas.

As raízes baseiam-se na Antiguidade Clássica (tomadas a partir da cultura e mitologia grega e romana, e dos vestígios quer arquitectónicos quer escultóricos existentes na península itálica) e na Idade Média (captadas em sentido evolutivo e sobretudo da obra de Giotto que teve na sua arte do século XIII, o pronúncio dos princípios orientadores da pintura do Renascimento).

Índice

1 Princípios orientadores

2 Elementos

2.1 Técnicas

2.2 Elementos formais

3 Etapas

3.1 Primeira Renascença

3.2 Alta Renascença

3.3 Maneirismo

4 Regiões

4.1 Renascimento Italiano

4.2 Renascimento Flamengo

4.3 Renascimento Alemão

4.4 Renascimento Francês

4.5 Renascimento Espanhol

4.6 Renascimento Português

4.7 Renascimento Britânico

5 Bibliografia

6 Ver também

Explicação:

Perguntas interessantes