Quais foram as principais correntes musicais
da primeira metade do século XX? Cite as ca-
racterísticas de cada uma delas.
Soluções para a tarefa
Olá!
Na primeira metade do século XX, podem-se distinguir três correntes musicais mais importantes: Neoclassicismo, Dodecafonismo e Nacionalismo.
Neoclassicismo. Foi a corrente dominante durante esse período. Suas principais características foram:
- O antirromantismo. O Neoclassicismo propôs uma volta aos ideais estéticos do Classicismo e do final do século XVIII: uma música mais abstrata, desvinculada de ideias filosóficas e complexidades excessivas, sem pretensões de expressar ou significar nada mais além de si mesma.
- O uso intensivo da tonalidade ampliada. O compositor russo Igor Stravinski (1882-1971) foi o principal representante dessa tendência.
Dodecafonismo. Foi o músico austríaco Arnold Schönberg (1874-1951) quem idealizou o sistema dodecafônico como alternativa para a composição. O método de composição dodecafônico era uma técnica tão complexa e precisa como a tonalidade clássica. Suas principais características eram:
- Cada obra dodecafônica partia de uma ordenação das doze notas da escala cromática, chamada “série”, fixada pelo compositor. Daí o termo dodecafônico (doze notas) ou serial, como também é conhecido.
- As melodias e os acordes formavam-se com as notas que essa série oferecia, respeitando a ordem determinada pelo compositor, o que fez surgir um novo conceito de dissonância e consonância.
Nacionalismo. Essa corrente musical apresentava características diferentes das do nacionalismo romântico do século XIX. O novo nacionalismo estudava com detalhe a música popular de cada país para apropriar-se de suas características mais essenciais, como escalas, ritmos etc., e os usava em combinação com as novas técnicas de composição, para conseguir uma música radicalmente moderna, afastada de toda estampa folclorista. O húngaro Béla Bartók (1881-1945) é considerado o compositor mais representativo do novo nacionalismo.