Quais foram as principais consequências da Revolta da Armada para a política nacional?
Soluções para a tarefa
> Suas consequências foram o fortalecimento da república por Floriano Peixoto, que usou da força para derrotar as revoltas em seu governo, e a ascensão dos civis ao poder com a eleição de Prudente de Moraes.
é isso, espero ter ajudado mb <3
Resposta:
O fim da Revolta da Armada e a vitória do governo federal sobre os revoltosos marcaram a força de Floriano Peixoto contra os seus inimigos. Além de “marechal de ferro”, outra denominação atribuída a Floriano é a de “consolidador da República”. O combate incisivo às revoltas, ocorridas tanto no Rio de Janeiro como no Sul do país, colaborou para que a república se estabelecesse definitivamente no Brasil.
O fim do governo Floriano Peixoto marcou também o encerramento da República da Espada, na qual militares tiveram participações efetivas nos dois primeiros governos republicanos. A chegada de Prudente de Moraes ao poder marcou não apenas a primeira vez que um civil assumia a presidência, mas também a ascensão da oligarquia cafeeira paulista ao poder. Depois da República da Espada, começava uma nova fase: a República Oligárquica.
A presença civil no poder não significou o apaziguamento nas Forças Armadas. Jovens tenentes começariam outras revoltas na década de 1920, demonstrando que a insatisfação nos quartéis com os rumos da república permaneceria.