Quais foram as principais consequências da exploração de ouro no Brasil colônia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A descoberta do ouro gerou uma intensa migração do Nordeste para o Sudeste de escravos, comerciantes e proprietários. Com isso o eixo econômico também mudou, da cana de açúcar para o ouro!
Urbanização, antes da mineração, o interior brasileiro em regiões como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso não tinham nada, representavam um grande vazio. Com a chegada de muitas pessoas para explorar o ouro na região, um processo de urbanização começou com construções de minas, habitações, igrejas, câmaras municipais e órgãos de fiscalização.
No período da mineração uma nova classe começou a ganhar importância: o “homem-livre”. Essa classe estava ligada ao comércio, principalmente no que envolvia as províncias brasileiras para suprir a necessidade das cidades mineradoras.
A mineração permitiu um intenso fluxo de capital na colônia, valorizando o preço dos escravos e também de uma série de produtos comercializados internamente. Como exemplo Portugal e Espanha, que se tornaram os países mais ricos da Europa durante o auge do mercantilismo.