Quais foram as motivações para a Guerra do Vietnã?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com as diferenças políticas existentes entre o Vietnã do norte e o Vietnã do Sul, era claro que havia no ar um clima de instabilidade no que dizia respeito a paz entre eles. Era difícil que um socialista e um capitalista conseguissem viver bem, lado a lado, com tantas diferenças políticas e ideologias tão próximas.
No ano de 1959, os guerrilheiros comunistas chamados de vietcongues, atacaram uma base norte-americana que existia no Vietnã do Sul, sob o apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos. A partir deste momento estava dada início a Guerra do Vietnã.
Os Estados Unidos e a União Soviética se tornaram parceiros, mesmo que de maneira indireta, com os países que se enfrentavam. Desde o início da Guerra, em 1959, até o ano de 1964, apenas o Vietnã do Norte e o do Sul se enfrentaram. Ficando a Guerra restrita a suas diferenças políticas e ideológicas, não envolvendo nenhum país vizinho.
A partir de 1964 os Estados Unidos deixaram de apoiar indiretamente a guerra e passaram a assumir que estavam realmente de dentro. Enviaram armamentos e soldados, que por não conhecerem muito bem o território, repleto de florestas tropicais fechadas e uma enorme quantidade de chuva, sofreram bastante. Os vietcongues possuíam vantagem por conhecer cada centímetro do local onde estavam guerrilhando, e enquanto os EUA utilizavam de armamentos modernos e helicópteros, os vietcongues faziam usos de táticas de guerrilha que só eles dominavam.
Explicação: