História, perguntado por maria12fanp6u9h5, 1 ano atrás

quais foram as heranças culturais bárbaras que contribuíram para a formação do feudalismo


erikaluiz16: Foram as terras que os donos de engenhos deixaram para os escravos deles

Soluções para a tarefa

Respondido por Ludimyla11
12
Foram as terras que os donos de engenhos deixaram para os escravos deles!!!!

ESPERO TER AJUDADO!!!!!!!!!!
Respondido por Batatadançante123
14
 Descentralização do poder: As várias tribos viviam de maneira autônoma, relacionando-se apenas quando se defrontavam com um inimigo comum. Então, uniam-se sob o comando de um só chefe. 
-Comitatus: As relações entre o suserano e o vassalo, baseadas na honra, lealdade e liberdade tiveram suas origens no comitatus germânico. O comitatus era um grupo formado pelos guerreiros e seu chefe. Possuía obrigações mútuas de serviço e lealdade. Os guerreiros juravam defender seu chefe e este se comprometia a equipá-los com cavalos e armas. Mais tarde, no feudalismo, essas relações de honra e lealdade geraram as relações de suserania e vassalagem. A prática da homenagem, típica do Império Carolígio, pela qual os vassalos juravam fidelidade ao suserano, provavelmente tinha derivado do comitatus. 
- Direito consuetudinário: Baseava-se nos costumes e não na lei escrita. Era considerado uma propriedade do indivíduo, inerente a ele em qualquer local que estivesse. 

Herança Romana: 
- Leis escritas 
- Cristianismo 
- Vilas romanas (base do surgimento dos feudos): No final do Império Romano do Ocidente, os grande senhores romanos abandonavam as cidades, fugindo das invasões germânicas... iam para seus latifúndios no campo, onde passavam a desenvolver uma economia agrária voltada para a subsistência. Esses centros rurais eram conhecidos por vilas romanas, originando os feudos medievais.
Perguntas interessantes