História, perguntado por brunozx, 11 meses atrás

quais foram as consequências da varíola ​

Soluções para a tarefa

Respondido por YukaAikawaa
5

Resposta:

O risco de morte após contrair a doença era de cerca de 30%, sendo superior em bebés. Entre os sobreviventes, as sequelas mais comuns eram a extensa cicatrização da pele e cegueira. Os sintomas iniciais mais comuns de varíola eram febre e vômitos

Respondido por joellenevelin13
2

Resposta:

Espero ter contribuído para o entendimento de todos... ;-)

Explicação:

Varíola foi uma doença infeciosa causada por uma de duas estirpes do vírus da varíola – varíola major e varíola minor. O último caso natural da doença foi diagnosticado em outubro de 1977, o que levou a Organização Mundial de Saúde a certificar a erradicação da doença em 1980. O risco de morte após contrair a doença era de cerca de 30%, sendo superior em bebés. Entre os sobreviventes, as sequelas mais comuns eram a extensa cicatrização da pele e cegueira.

Os sintomas iniciais mais comuns de varíola eram febre e vômitos. Aos sintomas iniciais seguia-se a formação de úlceras na boca e erupções cutâneas na pele. Após vários dias, as erupções cutâneas evoluíam para bolhas características, repletas de líquido e com uma depressão ao centro. A determinado momento, as bolhas ganhavam crostas e desprendiam-se, deixando cicatrizes na pele. A doença era transmitida diretamente entre pessoas ou através do contacto com objetos contaminados. A prevenção era feita com a vacina contra a varíola. Nos casos em que a doença já tinha sido contraída, podiam ser usados alguns antivirais.

Perguntas interessantes