quais ferramentas da qualidade são relevantes para o planejamento organizacional neste momento de pandemia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As ferramentas da qualidade são metodologias e técnicas utilizadas para identificação e priorização de problemas, elaboração e implementação de soluções e verificação de resultados.
Assim como um médico tem suas ferramentas cirúrgicas, o engenheiro tem seus instrumentos de trabalho, os gestores das empresas também possuem seu arsenal. As 7 principais ferramentas da qualidade são:
Fluxograma: é um diagrama que expressa um determinado processo de forma sequencial, gráfica, simples, objetiva e direta. Representado por figuras geométricas que simbolizam etapas do determinado processo.
Cartas de Controle: conjunto de pontos ordenados, no tempo, que são interpretados em função de linhas horizontais, chamadas de Limite Superior de Controle (LSC) e Limite Inferior de Controle (LIC). É utilizada para o monitoramento do processo facilitando a ação da empresa na correção de problemas eventuais.
Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa): permite estruturar hierarquicamente as causas de um problema, auxiliando na organização de todas as causas potenciais ou reais que resultam num único problema.
Folhas de Verificação: é a ferramenta mais simples das sete ferramentas. Trata-se de tabelas, planilhas ou quadros estruturados usados para facilitar a coleta e análise de dados. A folha de verificação é um formulário em que os dados coletados são preenchidos de forma rápida, fácil e concisa.
Histogramas: representação gráfica, em colunas (retângulos), de um conjunto de dados previamente tabulados, sendo que a base de cada retângulo representa uma classe e a altura representa a quantidade ou frequência com o que o valor dessa classe ocorreu. Permite a visualização dos valores centrais, sua dispersão e forma de distribuição.
Gráficos de Dispersão (Diagrama de Dispersão): representações de duas ou mais variáveis organizadas em um gráfico, demonstrando a correlação entre as variáveis estudadas.
Diagrama de Pareto: ferramenta estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo priorizar os problemas. O princípio de Pareto classifica os problemas em 2 categorias: poucos vitais e muitos triviais. Este princípio, mais conhecido como regra 20-80, nos orienta que 20% das causas principais são responsáveis por 80% dos problemas de uma organização. Se solucionarmos os 20% teremos a maior parte dos problemas resolvidos.
Explicação: