Quais fatores que levaram o URSS a entra em crise a partir da década de 1970?
Soluções para a tarefa
→Crise econômica↔atraso na 3ª revolução industrial devido aos altos gastos em armamentos.
→Crise social(fome,pobreza para grande parte dos russos)
A economia soviética foi capaz de crescer, mas nunca se mostrou capaz de acompanhar as inovadoras economias de mercado da época. Desde meados da década de 1970, a União Soviética tem ficado cada vez mais atrás dos Estados Unidos em produtividade e prosperidade.
A economia da URSS na década de 1970
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a União Soviética de Stalin tornou-se um dos dois maiores produtores de armas do mundo, sendo o outro a Alemanha de Hitler. A economia soviética foi capaz de crescer, mas nunca se mostrou capaz de acompanhar as inovadoras economias de mercado da época.
Além disso, a taxa de crescimento da economia soviética deteriorou-se constantemente durante o período pós-guerra. Desde meados da década de 1970, a União Soviética tem ficado cada vez mais atrás dos Estados Unidos em produtividade e prosperidade.
À medida que sua economia começou a estagnar, a União Soviética enfrentou desafios adicionais do dia. Um desafio surgiu do rearmamento dos Estados Unidos sob os presidentes Carter e Reagan. Outra surgiu do fardo autoimposto do envolvimento da União Soviética no Afeganistão. Na economia internacional, a União Soviética dependia do mercado de petróleo, onde os preços desabavam.
O fim da União Soviética não pode ser explicado apenas por fatores econômicos. Isso deve ficar claro pelo exemplo de países como Cuba e Coréia do Norte, onde os partidos no poder enfrentam problemas econômicos e ameaças muito maiores do que a União Soviética jamais enfrentou, mas seus regimes não entraram em colapso.
Você pode ler mais sobre a bissetriz de um ângulo, no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/13126527
#SPJ2