Biologia, perguntado por Belyxxs, 3 meses atrás

Quais experimentos que ganharam força em defesa da teoria da biogênese no século XIX?

Soluções para a tarefa

Respondido por alphathedevil
0

Resposta:

Experimento de Redi foi um importante passo para a consolidação da ideia da biogênese, ou seja, que um ser vivo só surge de outro preexistente.

Estátua de Francesco Redi

Francesco Redi foi uma figura importante no processo de consolidação da biogênese.

O experimento de Redi foi um trabalho que permitiu que as pessoas compreendessem melhor o processo de geração dos seres vivos. Diante de uma sociedade que acreditava firmemente na teoria da abiogênese, o trabalho de Redi mostrou que a vida, para surgir, necessita de uma vida preexistente. Apesar do seu experimento não ter derrubado definitivamente a ideia da abiogênese, foi importante para abrir espaço para o aprofundamento sobre essa questão.

Leia mais: Experimentos de Pasteur

Resumo sobre experimento de Redi

O experimento de Redi foi um passo importante para a derrubada da ideia da geração espontânea.

Redi colocou carne em recipientes e deixou alguns abertos e outros cobertos.

Após algum tempo, surgiram larvas apenas na carne presente em recipientes abertos, os quais eram frequentemente visitados por moscas.

Redi então percebeu que as larvas não surgiam da carne e eram um estágio do desenvolvimento das moscas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Abiogênese e biogênese

Atualmente, parece bastante claro para todos nós que um ser vivo precisa de outro para que seja originado. Um rato, por exemplo, só surge se nascer de outro. Entretanto, essa ideia não era bem compreendida na Antiguidade, uma vez que os processos reprodutivos não eram conhecidos e havia muitos erros nas observações sobre diferentes fenômenos observados na natureza.

Na Antiguidade e até meados do século XIX, uma ideia bastante difundida era a da abiogênese (do grego a, “negação”, bio, “vida” e gênesis, “origem”) ou teoria da geração espontânea. Defendida, por exemplo, por Aristóteles, essa teoria afirmava que um ser vivo era capaz de surgir da matéria sem vida. Um exemplo muito famoso dela dizia que os ratos poderiam ser criados, por exemplo, de um pouco de trigo e roupas sujas.

Essa ideia só foi derrubada depois da realização de diferentes experimentos que comprovaram que uma vida só se origina de outra preexistente (biogênese). Um desses experimentos foi realizado por Francesco Redi (1626-1697), um importante médico italiano.

Experimento de Redi

Como salientado, por muito tempo, a ideia de que um ser vivo poderia surgir de matéria inanimada foi a mais aceita, porém Redi queria provar de forma científica se essa ideia era realmente correta. Para isso ele elaborou um experimento simples, porém muito eficiente para testar sua hipótese.

Redi separou diferentes frascos e colocou pedaços de carne em seus interiores. Alguns frascos foram cobertos com gaze fina, enquanto outros foram deixados abertos. O experimento então foi exposto ao ambiente externo.

Redi percebeu que os frascos abertos eram frequentemente visitados por moscas, as quais entravam em contato direto com os pedaços de carne. Esse contato não era possível, no entanto, nos recipientes fechados com a gaze.

Após algum tempo, larvas foram observadas na carne que estava nos frascos abertos, o que não foi observado nas carnes que estavam no interior dos frascos fechados. Se a teoria da abiogênese estivesse correta, a carne deveria ter originado larvas independentemente do frasco onde ela estava inserida.

Redi então observou que, provavelmente, as larvas eram um estágio do desenvolvimento de moscas, as quais visitaram a carne e colocaram ali seus ovos. Como as larvas não surgiram nos frascos tampados, elas não poderiam ter se originado da carne.

Apesar de o experimento de Redi provar que a vida não poderia surgir de matéria inanimada, algumas situações ainda eram consideradas inexplicáveis para as pessoas da época. O surgimento de micro-organismos e a presença de vermes intestinais, por exemplo, continuou a ser explicado pela ideia da geração espontânea, sendo Redi, inclusive, um dos pesquisadores que aceitavam essa ideia em determinadas situações.

O trabalho de Redi, apesar de não refutar definitivamente a teoria da geração espontânea, representou um importante passo no processo de consolidação da biogênese.

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes