quais estruturas e /ou estrategias ou moluscos apresentam pra evitar o ataque de predadores??
Soluções para a tarefa
este caso, acho que refere-se aos moluscos da classe CEPHALOPODA ("Pés na cabeça" - grego kephale: cabeça, podos: pé) grupo ao qual pertencem os maiores invertebrados existentes (A maior lula conhecida, [i] Architeuthis[i] sp. tem 16m). Atualmente são conhecidas 650 espécies viventes, sendo que seu registro fossilífero conta com aprox. 7500 espécies. Todos os representantes são marinhos, distribuindo-se desde a região costeira até águas mais profundas e frias. Pode-se dividi-los em mesopelágicos (encontram-se acima de 1000m de profundidade) e batipelágicos (encontram-se abaixo de 1000m de profundidade, em lugares bastantes escuros, sem luz solar). A maior abundância e variedade encontra-se na região mesopelágica.
Baleias e tubarões alimentam-se destes animais, sendo que sua atividade de caça pode alcançar profundidades que ultrapassam os 2000m. Logo, tanto espécies de moluscos que vivem mais próximas à superfície quanto espécies que vivem no fundo do mar fazem parte da dieta daqueles animais.
Os CEPHALOPODA possuem algumas estratégias/estruturas de defesa. Listo algumas:
-Locomoção a jato d'água: Os cefalópodes, ao contrário dos restantes moluscos, deslocam-se velozmente, devido a um sistema de propulsão a jato, usando o seu sifão. Esta situação permite explicar a perda de concha, dado que era necessário libertar o manto desse material rígido para que este pudesse funcionar como bomba de água.
-Mudança de cor (camuflagem): A mudança de cor e até mesmo de textura do corpo pode ser extremamente rápida e está intimamente associada ao sistema nervoso dos cefalópodes. A inervação seletiva de células especiais da pele - os cromatóforos - origina um padrão de manchas, que ao olho humano resulta em alterações bruscas de pigmentação. Geralmente a pele do cefalópode é translúcida e apresenta uma camada profunda de células brancas refletoras, designadas leucóforos. Os cromatóforos localizam-se acima dessa camada e contêm pigmentos amarelos, vermelhos e negros. Outras tonalidades, como o verde e o azul iridescentes devem-se a outro tipo de célula, os iridóforos. Cada cromatóforo é controlado por células musculares, por sua vez controladas por nervos ligados diretamente ao cérebro. Assim, contraindo ou relaxando essas células musculares, o cefalópode pode variar o tamanho do cromatóforo e a intensidade da cor que este revela. Cada tipo de cromatóforo é controlado por diferentes nervos, pelo que o animal pode controlar cada pigmento separadamente.
-Liberação de tinta: Localizada junto ao reto e abrindo-se nele, este órgão armazena melanina, pigmento escuro que dá cor à pele. Como é escura, a liberação de grande quantidade dessa substância turva a água ao redor do polvo, impedindo que este seja visto pelo predador e, consequentemente, dando tempo á uma rápida fuga.