quais eram os principais valores do renascimento
Soluções para a tarefa
Olá!
O Renascimento surgiu por volta do século XIV e XVI, onde a produção artística e literária por ser tão intensa recebeu esse nome de renascença.
Deste modo, notamos que dentre seus valores principais temos:
A valorização das ideias e visão de mundo;
E a Valorização da estética artística da antiguidade clássica (greco-romana).
Assim, um bom exemplo que cabe nessa segunda característica, são as esculturas desenvolvidas apresentando os corpos esbeltos da Grécia antiga.
Até mais!
Resposta:
Explicação:
O Renascimento, ou Renascença, foi o último período da Era Medieval, marcando a transição do feudalismo para o capitalismo. Rejeitava fortemente o obscurantismo dos períodos medievais anteriores, colocando em foco o antropocentrismo e o Humanismo, o que significa que a preocupação com o homem nas obras renascentistas era prioridade, embora a religião ainda ocupasse grande espaço na vida dos renascentistas, tanto que várias obras tinham temas religiosos.
O racionalismo é outro valor importante para o período, impulsionado por grandes avanços científicos, como as teorias de Galileu e Copérnico. As teses religiosas já não serviam para explicar o mundo, a Razão deveria ocupar-se disso. Tal movimento tem grande influência nas artes, resgatando o naturalismo da Antiguidade Clássica e tentando aperfeiçoá-lo com as novas técnicas de perspectiva, de efeito de luz e sombra, dos estudos de anatomia e toda uma série de avanços científicos.
Para marcar o fim da chamada "Idade das Trevas", festas pagãs foram introduzidas na cultura, pois traziam otimismo, alegria e euforia para uma sociedade representada nessa época por burgueses e outras classes, servindo para combater a sobriedade medieval. A arquitetura resgata a organização e o estilo das criações greco-romanas.