Quais eram os grupos que formavam a sociedade da região de Minas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As treze etnias que vivem atualmente no Estado de Minas Gerais são:
O povo indígena conhecido hoje como Krenak, habitante das margens do Rio Doce, município de Resplendor, na região Leste de Minas Gerais, formou-se ao longo de um processo histórico marcado pelo caráter violento da expansão econômica sobre aquela região, originalmente de densa mata atlântica.
Os Botocudos nome com o qual os portugueses pejorativamente os designavam, em referência aos adornos usados nas orelhas e nos lábios.
os Kaxixó somam cerca de 100 indivíduos na comunidade do Capão do Zezinho, área rural que concentra o maior contingente populacional.
os Maxakali são habitualmente descritos pela literatura referente à etnia e pelos organismos governamentais ou não governamentais que atuam junto a eles a partir de uma dupla perspectiva.
As etnias Pataxó hã-hã-hãe, Xukuru-Kariri, Tuxá, Kiriri e Pankararu são oriundas de estados do nordeste. Originários de Pernambuco.
As Aldeias Geru Tucunã e Mirueira vivem um conflito com o Estado de Minas Gerais por estarem sobrepostas a duas unidades de conservação.
Os Kiriri vieram da Bahia, do Município de Moquém do São Francisco na Bahia, em decorrência da busca de melhoria de vida, visto que o seu território não comporta a população indígena e as condições climáticas na região estão cada vez mais extremas. Hoje ocupam um terreno do estado de Minas Gerais na cidade de Caldas.