quais eram os grupos que apoiavam D. pedro I no Brasil? e qual era o grupo que era contra ele
Soluções para a tarefa
Resposta:
Oposição ao Governo de D. Pedro I
Pelas ruas das cidades - em meio à circulação de escravos e homens livres e pobres que perambulavam ocupando-se de trabalhos nem sempre lícitos - ouvia-se "mata português" e "mata marinheiro". Estes gritos de contestação também eram dirigidos a D. Pedro I, encarado como protetor daqueles comerciantes reinóis. Na imprensa, a pessoa do imperador não era menos poupada. O jornalista Borges da Fonseca chamava-o de "caríssimo", não no sentido de ser querido, mas no de ser dispendioso para o Tesouro. A impopularidade de D. Pedro I se expandia. No Nordeste, na surdina, revelava-se em versos que diziam:
(...) "Acabamos assim,
(...) "Acabamos assim,Morram todos os corcundas
(...) "Acabamos assim,Morram todos os corcundasDo Icó, Crato e Jardim"
Apoio ao Governo de D. Pedro I
D. Pedro I, contudo, não estava sozinho para enfrentar a oposição movida pelo Partido Brasileiro. Contava com o apoio do Partido Português, que ampliara sua influência, bem como dos proprietários de escravos e de terras, beneficiados com vantagens e títulos honoríficos fartamente concedidos.
Na Corte comentava-se muito a influência exercida na direção dos negócios públicos, de um "gabinete secreto" conduzido pelo conselheiro Francisco Gomes da Silva, o Chalaça. Falava-se também que José Clemente Pereira tramava a restauração do absolutismo. A sociedade secreta Coluna do Trono também pretendia o absolutismo, contando com o apoio dos portugueses que nela viviam