Quais eram as tecnologias da guerra dos canudos ( armas usadas na guerra )
Soluções para a tarefa
Revolveres.
> Colt 1892.
Este foi o primeiro Revolver de Ação Dupla, fabricado na história dos Estados Unidos, com um prático sistema para recarga e uso, tinha capacidade para 6 tiros, com munição de calibre 38.
Este foi projetado nos Estados Unidos para ser usado, tanato pela marinha americana, quanto para o exército americano, foi o primeiro revolver a usar uma coronha feita de um sólido acabamento em madeira tornando a perfeita para pontaria. Seu sistema de repetição era tão eficiente e moderno que os principios de fabricação são usados até hoje para fabricar diversos tipos de rolveres.
> Colt 1877.
Foi um revolver de ação dupla, fabricado pela companhia norte americana Colt. Fabricado de 1877 até 1909, com um total de 150.000, armas fabricadas.
> Revolver Beaumont-Adams.
Foi o primeiro revolver de ação dupla do mundo, muito preciso para ser utilizado a distâncias razoaveis, usva munição do calibre mais popular de sua época, o .47
Armas longa e rifles.
> Gewehr 88.
Inventado após a Guerra Franco-Prussiana, de 1870-1871, e passou a ser utilizada pelo Exército Imperial Alemão, após a fundação deste ultimo.
O fuzil Gewehr 88 foi criado após a tenssões internacionais na Europa começarem a crescer cada vez mais, pricipalmente entre a França, que havia introduzido ao mundo todo novas armas e munições de ultima geração, e a Alemanha, que ainda estava relativamente atrasada em relação a esta ultima, em relação ao desenvolvimento da técnologia bélica.
Disparava o moderno projetéis 7,9X57J, era a arma perfeita para o tipo de combates no solo cheio de relevos encontreados no Belo Monte e em canudos.
> Mauser 1894.
Fuzil de infantaria de fabricação alemã comprado pelo governo brasileiro em 1895. Este fora fabricado apos o sucesso do Fuzil da Comissão Alemã de 1888, e entregue ao governo brasileiro com algumas modificações.
> Carabina Comblain.
Esta carabina de fabricação belga foi usada por três exercitos diferentes na america do sul, o do Brasil, o do Chile e o do Peru (os 2 últimos na Guerra do Pacifico é claro), conviveu com diversas armas da industria alemã durante a guerra de canudos. Era uma das ultimas palavras em armas de longo alcance este rifle de altíssimo poder de fogo , carraegado por meio de um mecanismo de culatra.
> Rifles Winchester.
Conhecido popularmente como a “ a armaque conquistou o Oeste’’, o primeiro modelo foi fabricado 1866, quando passou a cer muito utilizado pelo exercito norte americano em expedições militares contra os nativos.
Os conselheiristas e o exército brasileiro tinham alguns exemplares.
> Bacamarte Turco.
Um bacamarte é uma arma de fogo de de cano curto e largo, parecendo uma garrucha alongada, alargada na boca e reforçada na coronha.[1] Embora os seus exemplares mais modernos sejam de cano longo, podia disparar munições improvisadas com pedras, vidro e até mesmo pregos.
*Metralhadoras.
> Gatling
Desenvolvida durante a Guerra-Civil Americana, funcionava com uma manivela que alimentava com muita munição inúmeros canos rotativos, que eram capazes de disparar até 6.000 tiros por minuto.
*Canhões.
> Canhão Krupp 60mm.
Desenvolvido nos anos 1880, pela companhia Alemã, Skoda.
> A MATADEIRA.
O canhão inglês Withworth 32, era sem duvida nem uma, um monstro que pesava mais de 1 tonelada, o que o tornava dificil de ser posicionado e de ser movido, ainda mais no solo elevado que era ocupado pelas tropas federais.
Era conhecido pelos conselheiristas como “A matadeira”, pois com 1 único tiro poderia matar inumeras pessoas ao mesmo tempo.