Filosofia, perguntado por julioDT200R, 11 meses atrás

Quais eram as principais escola do contexto da filosofia pré-socratica? Caracterize-as

Soluções para a tarefa

Respondido por vipessoa98
2

Resposta:

Escola jônica: surgida na região da Jônia, atual Turquia, foi palco para o primeiro filósofo, Tales de Mileto. Também a compuseram os pensadores Anaximandro, Anaxímenes, ambos de Mileto, e o filósofo Heráclito, da cidade de Éfeso. Todos esses pensadores formularam hipóteses parecidas para o surgimento do universo, sendo que o arché (princípio ou origem) seria algum elemento específico ou indeterminável. Para Tales, o arché seria a água; e, para Anaximandro, o ápeiron – elemento infinito e indeterminado presente em tudo. Anaxímenes indicava o ar como o princípio, e Heráclito, o fogo, que a tudo deu origem e a tudo afetou com seu movimento e inconstância.

Escola pitagórica: surgida na região da Magna Grécia, hoje sul da Itália, foi fundada por Pitágoras de Samos. Pitágoras, importante matemático e filósofo grego, atribuiu aos números, mais especificamente ao algarismo um e ao ponto na geometria, a origem de todo o universo. Os pitagóricos fundaram uma espécie de mística universal que atribuía a origem, a ordenação da matéria e das almas e organização universal à matemática.

Escola eleata: surgida na cidade grega de Eleia, onde hoje também se situa parte do sul da Itália, teve como principais representantes Parmênides e seu discípulo, Zenão de Eleia. Esses dois filósofos se esforçaram por apresentar que o mundo não seria composto por movimento, como queria Heráclito, mas por uma imutabilidade que constitui as essências. A matéria, segundo Parmênides, enganava ao aparentar mudanças, e as essências dos objetos materiais permaneceriam idênticas.

Filósofos pluralistas: defendiam que o universo foi originado pela composição de diversos princípios. São considerados pluralistas:

Empédocles: para quem a origem de tudo estaria nos quatro elementos primordiais (terra, fogo, água e ar);

Anaxágoras: para quem a origem estaria em um agregado de partes infinitas, distribuídas de maneiras diferentes em cada ser. A esse processo ele chamou de nous;

Leucipo e Demócrito: os fundadores da teoria atomista, a qual atribuía a origem à junção de partículas invisíveis e indivisíveis, chamadas de átomos.

Todas as escolas pré-socráticas apresentadas compartilharam e condensaram o início da filosofia grega e da busca por um pensamento racional no ocidente.

Perguntas interessantes