História, perguntado por cauaacunha627, 8 meses atrás

quais eram as principais características do sistema colonial desenvolvido pelos portugueses e qual é a sua relação com o desenvolvimento do capitalismo na Europa​?

Soluções para a tarefa

Respondido por 00001106563700sp
5

Resposta:

Algumas características:

A utilização do Pacto Colonial que assegurava o uso exclusivo comercial, ou seja, Portugal tinha o monopólio da compra da produção colonial e da venda de mercadorias na América portuguesa.

Toda a produção era destinada ao mercado externo.

Como o objetivo era lucrar, os portugueses utilizaram os latifúndios (grandes expansões de terras) com o desenvolvimento da monocultura.

A utilização preponderante da mão-de-obra escrava, que era um negócio lucrativo.

Por fim, ao desenvolvimento colonial, na qual a metrópole adotou a proibição em relação a instalação de manufaturas.

Espero ter ajudado! ;)

Respondido por daliramazaialila
1

RESPOSTA: o sistema colonial estava diretamente relacionado com o desenvolvimento do capitalismo na Europa, na medida em que depende da produção manufatureira. Esta ampliava a barateava a produção de mercadorias manufaturadas e inseri aos trabalhadores europeus em uma nova lógica de trabalho que permitiria aumentar a exploração de sua força de trabalho. Além disso, de acordo com os princípios mercantilistas, a produção de riquezas oriundas do Comércio das manufaturas e da exploração das colônias proporcionou aos estados nacionais europeus e acumulação de Capital necessário ao desenvolvimento do capitalismo na Europa.

EXPLICAÇÃO: no texto você estudou que o sistema colonial tinha como característica principal com um conjunto de regras para regular as relações entre colônias e metrópoles em seguida as orientações mercantilistas da época. Entre essas regras, estava o pacto colonial, segundo a qual as colônias deveriam produzir gêneros de interesse comercial para a Metrópole, em troca de investimento em infraestrutura na colônia. Também havia o exclusivo Metropolitano, no qual as colônias deveriam produzir matérias-primas para a metrópole e comprar somente delas produtos manufaturados. O sistema colonial também estava baseado em um tripé comercial alinhado com a lógica mercantilista: o comércio de produtos manufaturados europeus, o tráfico de Africanos escravizados e a produção do açúcar e outros produtos agrícolas nas Américas.

ESPERO TER AJUDADO VCS.

BONS ESTUDOS ❣

Perguntas interessantes