História, perguntado por natsilvaestevao, 1 ano atrás

Quais eram as ideias e as reivindicações de crioulos e de camadas populares na época dos movimentos de independência na América Espanhola??

Soluções para a tarefa

Respondido por SophieEmanuelle
259
Os crioulos queriam ampliar o poder político nas regiões em que viviam e conquistar o direito ao livre comércio, os populares lutavam por conquistas sociais, como terra para plantio e melhores condições de vida junto aos indígenas. Os ideais eram antiabsolutistas.
Respondido por EduardoPLopes
19

Os criollos, que eram os descendentes "puros" de espanhóis, mas que haviam nascido nas Américas, ocupavam uma posição privilegiada, mas não o topo da sociedade colonial, tendo poderes políticos limitados.

Eles desejavam, no período, expandir os seus poderes políticos, e passar a administrar diretamente os assuntos políticos locais. Havia, além disto, dois grandes projetos políticos, o projeto de Bolívar, de unificar as ex-colônias em uma única unidade política, e o projeto regionalista, que saiu vencedor, em que cada elite local se tornaria controladora de um país a ser formado com parte do território da colônia.

As camadas populares (como os mestiços, os nativos e os escravos) desejavam a expansão dos seus direitos econômicos e a melhora do padrão de vida.

Mais sobre Bolívar em:

https://brainly.com.br/tarefa/3210381

Anexos:
Perguntas interessantes