Quais eram as cidades mais Industrializadas no período da Revolução Indústrial?
Soluções para a tarefa
Nas grandes cidades da Europa, tais quais: Londres (Inglaterra) e Paris (França). A Revolução Industrial surgiu primeiramente na Europa, a partir do século XVI, e foi se espalhando pelo globo.
Navigation
Home Geografia Geral História Geral Sociologia A Revolução Industrial: As Cidades, Doenças e Epidemias
A Revolução Industrial: As Cidades, Doenças e Epidemias
Portal do Vestibulando
Geografia Geral, História Geral, Sociologia,
As cidades mais antigas que não sofreram alterações com a industrialização são chamadas de pré-industriais e as que foram alteradas em sua lógica são chamadas de cidades industriais (aquelas surgidas ou que se transformaram a partir do final do século XVIII e início do século XIX).
No início, as cidades industriais eram extremamente desorganizadas (isto na Europa Ocidental, na passagem do século XVIII para o século XIX), não havia lugar para todo mundo, as ruas eram estreitas e sujas. Ainda havia uma mistura de bairros habitacionais com indústrias em meio a obras de ferrovias que iam sendo construídas. Os centros dessas cidades com seus prédios antigos, monumentos, residências ricas com jardins e pátios anexos aos poucos foram dando lugar às novas construções, barracões industriais, oficinas e a densidade populacional por metro quadrado tornou-se enorme.
Ao redor do centro formava-se uma nova área, considerada periferia ou subúrbios. Neste local, surgiam bairros luxuosos para abrigar a burguesia, que fugia do ar poluído, da sujeira, do mau cheiro e da multidão que vivia no centro, estes procuravam lugares mais abertos, com áreas verdes, ruas arborizadas. Surgiam bairros habitacionais para os operários recém-emigrados do campo e, também, eram construídas áreas industriais maiores.