Quais dos conceitos abaixo estão incorretos, segundo a aula apresentada sobre o papel do professor?
CONTRADIÇÃO: É a partir da contradição que homens e mulheres se percebem enquanto seres inacabados, com um conhecimento ínfimo da realidade que os cercam e em constante transitoriedade, o que leva a um certo desequilíbrio. Em relação a esse, Gadotti (1998, p. 83) diz que: O que mantém o homem em pé é o equilíbrio de forças opostas. Esse equilíbrio é estático quando um pé age sobre o outro, mas o homem só avança quando toma o risco de desequilibrar-se, impulsionando um pé para frente, rompendo o equilíbrio. Romper o equilíbrio é um ato pedagógico transformador: significa impulsionar o homem para frente.
DESOBEDIÊNCIA: A desobediência, como a contradição e a divergência, também não é vista por Gadotti como um ato pedagógico transformador, pois é por meio dela teríamos apenas distúrbios e desencontros, sem qualquer possibilidade de construção educativa.
DESOBEDIÊNCIA: A desobediência, como a contradição e a divergência, também é vista por Gadotti como um ato pedagógico transformador, pois é por meio dela que acontece o progresso humano. Ao ser capaz de dizer não às imposições do sistema, educandos e educandas reafirmam o seu eu. Essa desobediência pode ser individual ou coletiva, sendo a segunda entendida como desobediência civil. Professores e professoras precisam instrumentalizar seus alunos e alunas para que entendam que podem provocar mudanças substanciais a partir do momento que forem desobedientes no sentido de não aceitar as mazelas do sistema, desenvolvendo uma consciência crítica.
Soluções para a tarefa
Olá!
Ao analisar os conceitos descritos no enunciado, é possível concluir que o texto em questão diz respeito ao contexto pedagógico defendido por Gadotti.
Considerando que para Gadotti, a desobediência pode ser uma ferramenta de bastante importância para se descontruir padrões e de surgimento de ideias e pensamentos inovadores.
Sendo assim, o conceito descrito incorretamente é o de desobediência: A desobediência, como a contradição e a divergência, também é vista por Gadotti como um ato pedagógico transformador, pois é por meio dela que acontece o progresso humano. Ao ser capaz de dizer não às imposições do sistema, educandos e educandas reafirmam o seu eu. Essa desobediência pode ser individual ou coletiva, sendo a segunda entendida como desobediência civil. Professores e professoras precisam instrumentalizar seus alunos e alunas para que entendam que podem provocar mudanças substanciais a partir do momento que forem desobedientes no sentido de não aceitar as mazelas do sistema, desenvolvendo uma consciência crítica.
Espero ter ajudado, bons estudos!