História, perguntado por sabrinapirespep5qpjq, 1 ano atrás

Quais doenças eram enfrentadas pelos marinheiros, nas viagens de caravelas nos séculos 16 e 17 e quais são as medidas adotadas, atualmente, para minimizar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos dentro das embarcações?

Soluções para a tarefa

Respondido por Reb2D2
14
Nas embarcações inglesas, uma das mais conhecidas foi o escorbuto; uma doença causada pela falta de ingestão da vitamina C (ácido ascórbico). Os sintomas eram fadiga, sangramento na gengiva e cansaço muscular; Batava  alguns dias em terra, comendo legumes e frutas como laranja e limão que os marinheiros viam esses sintomas desaparecerem.
Para evitar o escorbuto basta a ingestão de vitamina C, encontrado em frutas cítricas, tais com a laranja e o limão e alguns legumes.
Respondido por EduardoPLopes
3

Os marinheiros enfrentavam, nas viagens nas caravelas nos séculos XVI e XVII tantas e tão variadas doenças que nem mesmo os historiadores especialistas são incapazes de descrever ou determinar todas.

São algumas (das muitas) doenças comuns na época o escorbuto - a mais comum -, doenças infecto-contagiosas, doenças parasitárias, o "mal das calmarias" - um tipo de febre muito severa - tifo, varíola, difteria, infecções alimentares diversas, tuberculoses e tantas outras.

Para minimizar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos dentro das embarcações hoje temos o emprego da refrigeração, o restabelecimento dos estoques em paradas portuárias para abastecimento, desinfecção de tudo que é produzido e a prática da quarentena.

Mais sobre as embarcações do período em:

https://brainly.com.br/tarefa/15951092

Anexos:
Perguntas interessantes