Quais diferenças você consegue perceber entre os dois poemas, quanto à linguagem utilizada? Irene no Céu Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor. Imagino Irene entrando no céu: – Licença, meu branco! E São Pedro bonachão: – Entra, Irene. Você não precisa pedir licença. O Que Não Dizia o Poeminha do Manuel: Irene preta! Boa Irene um amor mas nem sempre Irene está de bom humor Se existisse mesmo o Céu imagino Irene à porta: – Pela entrada de serviço – diz S. Pedro dedo em riste – Pro inferno, seu racista – ela corta. Irene não dá bandeira ela não é de brincadeira
Soluções para a tarefa
O Poema Irene do Céu, de Manoel Bandeira, usa uma linguagem literária, conotações e de forma humorada. A linguagem coloquial apresentada no texto apresenta características do Modernismo Brasileiro.
Irene representa o papel de uma escrava, figura constante das obras literárias presentes no início do século XX. Pelo contexto, apesar de seu papel de servidão, Irene era uma personagem bastante querida na vida das pessoas que ela presta serviços.
Bons estudos!
Introdução - interpretação de texto
Na interpretação de texto devemos nos atentar se sabemos todas as palavras usadas, assim é bom ter um dicionário por perto. Ler pausadamente o texto também ajuda e resumi-lo.
Faça a interpretação por parágrafos e tente responder as perguntas que existem sobre interpretação do texto, se este for de alguma prova.
Desenvolvimento - vamos aos exercícios:
a) Quais diferenças você consegue perceber entre os dois poemas, quanto à linguagem utilizada?
Não existe muita diferença entre a linguagem apresentada. A diferença está no conteúdo. Um conteúdo explicita a relação racista, o outro não.
Conclusão - considerações finais:
Saiba mais sobre interpretação de texto:
brainly.com.br/tarefa/25590033
Sucesso nos estudos!!!