História, perguntado por lore00detes, 1 ano atrás

Quais diferenças existentes entre a arquitetura romana e grega?

Soluções para a tarefa

Respondido por paularmedeiros
2
A cultura grega desenvolve-se principalmente na península do Peloponeso, nas ilhas próximas e na costa mediterrânea próxima à atual Turquia, durante o segundo e primeiro milénios a.C. O período considerado mais importante da cultura e da arquitetura grega é aquele que se desenvolve entre o séculos VII a.C. e IV a.C. Concentra-se na arquitetura religiosa – templos – com grande rigor de dimensões, estabelecendo proporções matematicamente precisas; os templos são construídos de pedra (mármore). O Parthenon – templo dedicado à deusa Atena, na Acrópole de Atenas –, erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do período. Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntiaA arquitectura classica tem como principioos a racionalidade a ordem a beleza e a geometria


lore00detes: Só preciso da comparação das arquiteturas Paula, você só falou de uma :( Mas obrigado.
lore00detes: ME AJUDEM POR FAVOR!
Respondido por saramoulin
0

Resposta:

Explicação:

Basicamente, a arquitetura grega era mais voltada para a estética, dando muita importância ao que era belo. Levava muito em consideração as proporções matemáticas e a simetria. Os principais tipos de construção eram templos, ágoras, termas, teatros e estádios. As ordens gregas (das colunas) eram: dórica, jônica, e coríntia.

A arquitetura romana foi muito inspirada na grega, porém teve algumas leves diferenças. O conceito do belo, por exemplo, deixou de ser uma prioridade, dando lugar à utilidade, à praticidade, funcionalidade para a sociedade. Eles tinham um forte senso de realismo, buscando sempre representar na arte e na arquitetura o que era real e natural, sem tentar embelezar. Isso pode ser visto nas colunas, por exemplo, já que surgiu ali um tipo de coluna mais simples ainda do que a dórica; a coluna Toscana. A arquitetura romana realçava o poder e a força de Roma, dando predomínio do caráter sobre a beleza. Os principais tipos de construção eram templos, basílicas, termas e aquedutos, circos, teatros e anfiteatros, arcos e colunas triunfais. Também existia um novo tipo de edificação, que eram os arcos plenos, que não existiram na Grécia.  

No mais, as arquiteturas dos dois lugares eram muito parecidas, já que uma foi inspirada na outra.

Perguntas interessantes