Quais desafios o Japão deve enfrentar em relação a produção de energia em seu território
Soluções para a tarefa
O Japão tem a terceira maior capacidade instalada de geração de energia elétrica do mundo. O pequeno arquipélago do Pacífico Norte está atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Entretanto, a produção de energia para manter a poderosa indústria japonesa preocupa seus governantes, pois o país carece de recursos naturais. De acordo com a U.S. Energy Information Administration, o Japão é o maior importador de gás natural do mundo, o segundo maior de carvão e o terceiro de petróleo e derivados.
Para driblar a falta de insumos, o país investiu em energia nuclear a partir de 1954. Antes do acidente de Fukushima, em 2011, o Japão era o terceiro maior produtor de energia nuclear. As usinas atômicas geravam um terço da energia consumida no país e a intenção do governo era elevar o índice a 50%.
O tsunami que atingiu a Central Nuclear de Fukushima forçou uma revisão dos planos. A contaminação radioativa de territórios ao norte de Tóquio tirou de suas casas mais de 160 mil pessoas. Foi o pior acidente desde Chernobil, na Ucrânia, em 1986.