quais das vacinas foram compradas para vacinação no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há alguns meses, o mundo aguardava com expectativas o desenvolvimento e os testes de vacinas contra a covid-19. Agora, acompanha um momento decisivo: a compra e distribuição das doses.
Nesta quinta-feira (4/3), integrantes do Ministério da Saúde informaram, em uma sessão pública do Senado, que o país já adquiriu 415 milhões de doses de imunizantes. Negociações e acordos mais recentes devem aumentar o número. Veja abaixo.
AstraZeneca / Fiocruz
A maior parte das doses compradas, 222,4 milhões, é do laboratório britânico AstraZeneca, que mantém parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Parte será enviada por parceiros do laboratório, como o Instituto Serum, na Índia. Outra será produzida no Brasil.
Quatro milhões de doses já foram recebidas da Índia. O imunizante recebeu aprovação de uso emergencial por parte da Anvisa em janeiro. A Fiocruz espera entregar em março 15 milhões de doses produzidas no país, e um total de 100,4 milhões até julho. Mas a liberação dessas doses ainda depende do registro definitivo da Anvisa.
Instituto Butantan / Sinovac
Até agora, o governo federal comprou 130 milhões de doses da CoronaVac, produzida em parceria pelo Instituto Butantan e pela chinesa Sinovac. Segundo o governo do estado de São Paulo, 14,45 milhões foram entregues desde janeiro.
A previsão é entregar mais 21 milhões de doses até o final de março, outras 46 milhões até o final de abril e mais 54 milhões em agosto. O imunizante teve seu uso emergencial aprovado pela Anvisa em janeiro.