História, perguntado por willeloy, 1 ano atrás

Quais das principais rebeliões que eclodiram durante o período regencial?
Em qual província ocorreu?
Os grupos sociais participantes e o objetivo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por riickSilva
7
É importante que se diga, antes de tudo, que o período regencial é marcado por uma forte instabilidade social e economica. A populacão, em sua grande maioria era pobre, e como se nao bastasse, nao havia certa preocupacao para com eles. Como sabemos, esse periodo é marcado pela , enfim, lideranca brasileira em seu território. Contudo, ao invéz de haver certa bondade com o povo, o que existia na realidade era uma maior concentracao de poder nas maos de poucos. Logo, nao demoraria para revoltas ocorrerem. A gota final foi o aumento de impostos cobrados pela elite e diminuicao do poder por parte dos estados ( na epoca eram conhecidas como provincias). A partir desse momento eclodiu diversas revoltas por todo o país.
Cabanagem: Revolta na provínvia do Grão Pará. Grupos sociais: Negros índios e cabanos ( pessoas que viviam em cabanas proximo ao leito dos rios). Motivo: Como iremos nos deparar, com excessao da revolta que ocorreu no RIo Grande do sul, que teve outros motivos, a maioria ocorreu devido a insatisfacao economica e política da epoca. A populacao percebeu que estavam ao seu próprio desdem e q n havia nenhum tipo de valor para o período.
Balaiada: Província do Maranhão
Grupos sociais: pessoas pobres e sertanejos deslocados de seus locais de origem.
Motivo: o mesmo do anterior.
Sabinada: Província da Bahia.
Grupos sociais: Militares e até a classe média urbana nacional.
Motivos:Devido desvalorizacao dos militares, o pouco salário atribuido a classe e, sobretudo, a tentatica do Governo de mandá-los para a chamada Guerra das Farroupilhas ( que falaremos a seguir).
E, enfim, Farroupilha: Província do Rio Grande do Sul.
Motivos: O governo, incrivelmente, estava aumentando os impostos sobre a carne bovina que vinha do sul do país e, estava financiando a entrada de carne de outros países para o consumo nacional.
Grupo social: estancieiros ( pecuaristas da epoca). Teve outra revolta a dos malês, mas n me recordo ao máximo do q ocorreu, logo n vou passar hma explicacao errônea. Abraco
Perguntas interessantes