Geografia, perguntado por guisillvah6, 10 meses atrás

quais continentes são os maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa?em qual deles a emissão é maior?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anaflavia0031l
36

Resposta:

Nesse gráfico, a posição dos Estados Unidos é indiscutível como a de maior emissor historicamente, seguido pela China, que aparece nos anos mais recentes, e pela Rússia, que aumentou suas emissões após a forte industrialização promovida pela União Soviética.

Explicação:

Ou seja o maior emissor de gases do efeito estufa é o continente americano.

Espero ter ajudado!

Respondido por mariihsilvah7
7

Resposta:clima não espera e as mudanças climáticas estão ai, provando isso diariamente. As oscilações de temperatura, o calor intenso, o frio fora de época, o calor de 40º no meio de junho em São Paulo. Tudo isso é notado e comentado entre todos nos elevadores, muito se fala em efeito estufa na mídia. Mas quais caminhos de fato estamos seguindo? O que estamos fazendo para desacelerar o aquecimento global? A emissão de carbono na atmosfera está diretamente ligada ao efeito estufa.

Efeito estufa

Resumidamente, o efeito estufa é um fenômeno natural essencial para a existência de vida na Terra. Pois é o responsável por manter as temperaturas médias globais. Isto é, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

Porém, esse fenômeno tem sido agravado pela ação antrópica. Ou seja, ações da sociedade, como desmatamento de florestas, tem elevado as emissões de gases de efeito estufa. Assim, provocando alterações climáticas em todo o planeta. Essa grande concentração de gases dificulta que o calor seja devolvido ao espaço, aumentando, consequentemente, as temperaturas do planeta.

Os quatro principais gases do efeito estufa e sobre suas liberações na atmosfera são:

Dióxido de carbono: queima de combustíveis fosseis.

Gás metano: provém de aterros sanitários e lixões.

Óxido nitroso: por meio de bactérias e uso de fertilizantes nitrogenados.

Gases fluoretados: responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

emissão de carbono

Além dos quatro gases citados acima, o vapor d’água também interfere no efeito estufa e aquecimento global. Uma vez que capta o calor irradiado pela superfície terrestre e distribui para todas as direções, aquecendo a superfície.

Acordo de Paris e a emissão de CO2

A descabornização da economia é um dos passos fundamentais para que o mundo consiga cumprir as metas previstas no Acordo de Paris. Sucintamente, o Acordo de Paris é um compromisso entre 195 países para redução das emissões de gases de efeito estufa.

acordo de paris

Conforme está no Acordo, o período de implementação das soluções voltadas para conter o aquecimento global em 2º C começa em 2020. Para isso, serão necessárias soluções disruptivas para conter as emissões brasileiras, principalmente oriundas do desmatamento. Visto que o país tem o compromisso de, até 2025, reduzir em 37% as emissões de GEE no meio ambiente, em relação a 2005.  

Empresas que reduziram a emissão de carbono

Ambev:

A Cervejaria Ambev é a primeira empresa brasileira da indústria de bebidas a assinar o compromisso global Business Ambition for 1.5°C.

Ao aderir à campanha, a empresa será avaliada pela Science Based Targets Initiative (SBTi), que vai medir os impactos de sua produção atualmente e delimitar uma meta personalizada para conter o aumento da temperatura da terra. O prazo para adequação ao novo modelo é de dois anos.

Aderir ao novo pacto reforça as iniciativas que a Ambev tem conduzido nos últimos anos para minimizar o impacto de seus negócios em sua cadeia de valor. Para isso, a empresa já contratou uma startup a fim de atingir seu objetivo de redução da emissão de carbono.

Ecolab:

Líder mundial em tecnologias e serviços relacionados a água, higiene e energia. A Ecolab também irá alinhar suas operações e cadeia de suprimentos ao movimento Business Ambition for 1.5⁰ C do Pacto Global da ONU.

Além disso, irá adotar medidas para reduzir suas emissões de CO2 pela metade até 2030 e zerá-las até 2050. A empresa começará a transição de sua matriz energética para utilizar 100% de energia renovável em todas as suas operações.

Mas eles não param por ai. A empresa ampliará projetos de eficiência energética em suas unidades, escritórios e operações em todo o mundo. Passará a utilizar energia elétrica em sua frota de veículos, nas localidades onde esta tecnologia já se encontra disponível; e atuará em conjunto com seus fornecedores e parceiros para adotar metas climáticas igualmente ambiciosas.

Existem muitos outros exemplos de empresas. Porém também deve ser levado em conta, as indústrias que já fizeram todas as ações possíveis e viáveis à realidade dela. Afinal, ser ecológico e inovar na sua produção demanda tempo e dinheiro. Ou seja, recursos que não são ilimitados, assim como diversos outros que abordamos neste texto. Assim, o que pode ser feito após reduzir a emissão, mas não zerá-la, seja por escassez de recursos ou outro fator, é a compensação da emissão de carbono.

Compensação da emissão de carbono

Em outras palavras, a empresa deve neutralizar todo o CO2 que ainda emite no processo produtivo e de distribuição.

Perguntas interessantes