Geografia, perguntado por juliapaulaoficial, 4 meses atrás

quais contatos podem ocorrer entre moradores da cidade e do campo por meio de atividades?​

Soluções para a tarefa

Respondido por dannielefraimdemelo
8

Resposta:

Cidade e campo possuem o que se chama "relação de complementaridade". Enquanto o campo produz os alimentos que serão consumidos na cidade, é nos centros urbanos que são produzidos os maquinários, os fertilizantes, os insumos que permitem a melhoria das condições de produção no campo.

Explicação:

Espero ter ajudando


juliapaulaoficial: obrigada
Respondido por jujucf1010
3

Enquanto cidade e campo são formas concretas, materialização de um modo de vida, urbano e rural são representações sociais. ... Historicamente a relação entre cidade e campo é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo.

Apesar de serem comumente tratados como sinônimos, os conceitos de rural e campo, urbano e cidade, possuem diferenças em suas conceituações. Enquanto cidade e campo são formas concretas, materialização de um modo de vida, urbano e rural são representações sociais. Historicamente a relação entre cidade e campo é vista por meio da divisão do trabalho em: intelectual e manual, de modo que na cidade é beneficiado o produto oriundo do campo. Como cidade no Brasil entendem-se os perímetros urbanos das sedes municipais, territórios e populações considerados urbanizados. A cidade é o centro da organização social e econômica, portanto, nela estão concentrados os principais serviços e produtos que são consumidos tanto pela população da própria cidade, quanto pela população do campo, a qual não consegue produzir tudo aquilo de que necessita.

O campo e a cidade são formas concretas, ou seja, a materialização de um modo de vida. Já o rural e o urbano são representações sociais. “Campo e cidade são formas espaciais. Urbano e rural possuem, (...) uma dimensão processual, são conteúdo e contingente” (HESPANHOL, 2013, p. 104). O urbano se torna, cada vez mais, em um espaço artificial. O espaço “vai tornando-se um espaço cada vez mais instrumentalizado, culturizado, tecnificado e cada vez mais trabalhado segundo os ditames da ciência” (SANTOS, 1988, p. 16).

⊂Bons escudos!⊃

Descupe se ficou muito grande, mas por favor não denunciem por uma coisa boba!

Perguntas interessantes