Artes, perguntado por EnzoXD, 1 ano atrás

quais comidas/bebidas existem no folclore e quais são elas?

Soluções para a tarefa

Respondido por sthefanymaia3
2

Os indígenas, por exemplo, que tinham uma alimentação baseada na coleta,caça e a pesca, foram aqueles que introduziram uma das principais raízes utilizadas na culinária tradicional, a famosamandioca que produz receitas como tapioca, polvilho e farinha. Além do costume de assar ou cozinhar alimentos em folhas de bananeiras, os índios, ensinaram a utilizar moderadamente condimentos, sal e também a produzir comidas com milho e farinha, utilizada em um prato conhecido como paçoca (carne ou peixe com farinha).

No período colonial, de Portugal veio o arroz, bastante consumido pelos brasileiros, além de pratos típicos como sarapatel, panelada, buchada e pratos cozidos. Outros elementos como o coco, a canela em pó com açúcar e o sal também foram introduzidos pelos portugueses. Os doces também se tornaram muito populares no Brasil com bolo, pudins e as delícias da doçaria lusitana. Mas uma das receitas mais tradicionais é a feijoada, um prato típico brasileiro, que era muito consumido tanto pela elite, quanto pelos negros.

Já os africanos que vieram para o Brasil também contribuíram muito para a culinária, com temperos fortes como pimenta malagueta, azeite de dendê, quiabo, cebola, alho, etc. E com os principais pratos típicos africanos como a pamonha, o angu, a canjica e o caruru.

A culinária da região sul foi bastante influenciada por italianos e alemães. Como a região é responsável pela criação de bois, vacas, ovelhas, carneiros e cordeiros, uma das comidas mais populares, especialmente no Rio Grande do Sul, é o churrasco feito com linguiças e carnes assadas na brasa que pode ser consumido com farinha e polenta. Como bebida, o chimarrão, é o destaque do sul.

A culinária da região sudeste foi influenciada, principalmente por espanhois, árabes, indígenas, japoneses, alemães e italianos. As comidas são variadas, mas os pratos populares são a feijoada, no Rio de Janeiro, a moqueca capixaba, tradicional do Espírito Santo e o cuscuz paulista. Outros produtos populares são aqueles derivados do leite, como requeijão, manteigas, doces e o queijo produzido em Minas Gerais e a deliciosa galinha caipira com feijão tropeiro.

Na culinária da região nordeste prevalece uma comida típica bem temperada, com pratos saborosos que conquistaram o paladar de todos aqueles que a experimentam. Tendo como principais ingredientes o feijão, a macaxeira, o azeite de dendê, peixes e frutos do mar, além de frutas da região. Os principais pratos típicos são o acarajé, da Bahia; dobradinha, carne de sol, munguzá, cuscuz, vatapá; bolo de mandioca, dentre outros.

A culinária da região centro-oeste é caracterizada pela cozinha do interior do Brasil e também pelos indígenas. Pratos que se destacam são aqueles elaborados com pequi, um fruto do cerrado; além daqueles com aves de caça, peixes e bebidas como erva-mate. Goiânia é produtora de um dos pratos típicos da região, o empadão goiano. Já Mato Grosso do Sul, o destaque naqueles que possuem carne vermelha. E, Brasília, é uma cidade que possui um misto de culinárias, onde pode-se provar um pouco de cada culinária do país.

Na culinária do norte, como a região possui uma fauna e flora riquíssima, bem como uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, os principais pratos típicos que fazem parte das receitas do norte são aqueles produzidos com peixes como o pirarucu, tambaqui e tucunaré são ingredientes de inúmeras receitas. Os frutos da amazônia também são bastante explorados pela culinária regional, com sucos e doces diferentes. Outro ingrediente famoso dentro da culinária do norte é o tucupi, um líquido extraído da raíz da mandioca, do qual se prepara o pato no tucupi. As pimentas também fazem parte dos pratos como a cajurana, murupi, murici, pimenta de cheiro, dentre outras.
espero ajudar !
Perguntas interessantes