Português, perguntado por vitorhugoleitedasilv, 9 meses atrás

quais características que diferem um perfil de uma biografia

Soluções para a tarefa

Respondido por gabibs69
1

Resposta:

A biografia é um gênero textual que tem como objetivo narrar eventos marcantes da vida de uma pessoa, sejam de uma grande personalidade, sejam de uma pessoa comum. A biografia, enquanto gênero textual, surgiu durante as Civilizações Clássicas, ou seja, na Grécia e na Roma Antiga. Apesar disso, os historiadores têm conhecimento de pequenos trechos escritos por povos mais antigos (como os egípcios) que ressaltam fatos de seus líderes, o que poderia configurar-se como um texto biográfico.

A palavra “biografia” tem origem no idioma grego e é formada pelos termos bios (vida) e graphein (escrever). Historiadores acreditam que o filósofo Damáscio tenha sido o responsável por criar o termo para referir-se a esse gênero textual, que nada mais é que a escrita que narra os acontecimentos da vida de alguém.

Características da biografia

De maneira geral, uma biografia contém as seguintes características:

É um texto do tipo narrativo;

Os acontecimentos são, em geral, narrados de maneira cronológica;

Pode ser escrito em terceira ou em primeira pessoa (autobiografia).

Um ponto importante a respeito das características de uma biografia é que ela não se limita apenas à narração de acontecimentos pessoais/íntimos, mas desenvolve uma análise de como as ações influenciaram ou foram influenciadas pelos acontecimentos da época em que a pessoa viveu.

Sendo assim, uma biografia de Adolf Hitler, por exemplo, não se trata apenas da narração de sua vida íntima, de como foi sua infância, com que trabalhou quando jovem, o que estudou ou com quem se relacionou afetivamente. Essa biografia compreende também uma análise de como o contexto em que Hitler estava inserido transformou-o em líder da Alemanha e precursor de uma ideologia responsável pela morte de milhões de pessoas.

Como mencionamos, uma biografia não precisa referir-se especificamente a personalidades que fizeram grandes feitos ou que estiveram em posições de poder e influência. Uma biografia pode também abordar histórias sobre a vida de pessoas comuns, como fez o historiador italiano Carlo Ginzburg quando recontou a vida de Domenico Scandella, um simples moleiro que acabou sendo acusado de heresia pela Inquisição no século XVI.

Veja também: Diferenças entre resenha crítica e resumo

Como fazer uma biografia?

A elaboração de uma biografia requer estudo profundo a respeito da pessoa e da época em que ela viveu. Esse estudo pode ser conduzido a partir de uma pesquisa bibliográfica por meio, por exemplo, da análise de documentos (pessoais ou não). Caso existam pessoas vivas que conheçam ou conheceram o biografado, as entrevistas também podem ser de grande valia para reconstituir elementos que ficaram vagos.

Com todo o trabalho de pesquisa realizado, o autor da biografia deve transmitir o conhecimento adquirido para a escrita, abordando os assuntos que considerar relevante, como local de nascimento, informações sobre infância e juventude, gostos pessoais, etc.

Tipos de biografias

Os textos biográficos podem diferir-se uns dos outros em relação ao foco narrativo (primeira ou terceira pessoa) e em relação a sua extensão. Assim, podemos citar os seguintes tipos:

Biografia: feita a partir de um estudo documental profundo sobre a vida e a época de uma determinada pessoa. Exemplo: Hitler, de Kershaw.

Autobiografia: nela, o autor fala sobre si mesmo, narrando os acontecimentos mais marcantes de sua vida ou enfocando em uma experiência específica. Exemplo: O diário de Zlata, de Zlata Filipovic.

Minibiografia: trata-se de um resumo a respeito da vida de alguma pessoa. Esse tipo de biografia é encontrado, principalmente, em livros com pequenas informações sobre os autores.

Perguntas interessantes