Biologia, perguntado por gabrielamaral323562, 8 meses atrás

Quais as vantagens para a medicina com a possibilidade de produção de tecidos biológicos em laboratórios e qual a sua relação com o estudo das células-tronco?




Soluções para a tarefa

Respondido por tamara3673
1

Resposta:

Células-tronco são células indiferenciadas. As principais características das células-tronco, tornando-as extremamente interessantes, são: sua capacidade de autorrenovação, ou seja, são capazes de se multiplicar, mantendo seu estado indiferenciado, proporcionando uma reposição ativa de sua população de maneira constante nos tecidos; e, mais interessante ainda, sua capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares.1 Desta forma, acredita-se que células-tronco presentes nos diferentes tecidos tenham papel regenerativo quando estes sofrem uma lesão ou injúria.2,3

Entre os tecidos conhecidos por apresentarem células-tronco após a vida pós-natal, a medula óssea foi a mais estudada, por muitos anos, como fonte tanto de células-tronco hematopoéticas (hematopoietic stem cells - HSC), quanto de células-tronco mesenquimais (mesenchymal stem cell - MSC).

Células-tronco mesenquimais derivadas da medula óssea humana (hMSC), também conhecidas como células-tronco esqueléticas, células estromais da medula óssea ou, como recentemente sugerido pela International Society for Cytotherapy,4,14 células estromais mesenquimais multipotentes, são um grupo de células clonogênicas, presentes no estroma da medula óssea, capazes de diferenciação em várias linhagens de células do tipo mesodérmico e, possivelmente, mas ainda parte de assunto controverso, em outros tipos celulares não mesodérmicos, como células neurais ou hepatócitos. Estas células, quando submetidas a diferentes estímulos, foram descritas como capazes de diferenciações como a osteogênica,5,6 condrogênica,7 adipogênica,8 neurogênica9 e cardiogênica.10 As MSCs situam-se na fração estromal da medula óssea, que provê um microambiente que suporta a hematopoese. De fato, estas células fornecem o suporte do estroma para o crescimento e diferenciação de células-tronco hematopoéticas e para a hematopoese. Constituem uma população muito pequena. Na medula adulta fresca, são cerca de somente 0,01% a 0,0001% das células nucleadas. As MSCs são uma população heterogênea de células que proliferam, in vitro, como células aderentes ao plástico, tendo morfologia semelhante ao fibroblasto.

Perguntas interessantes