Química, perguntado por Sarabenevenuto7856, 10 meses atrás

quais as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
                             Vantagens da energia nuclear

A geração de eletricidadeatravés da energia nuclear pode reduzir a quantidade de energia gerada a partir de combustíveis fósseis (carvão e petróleo). A redução do uso de combustíveis fósseisenvolve a redução das emissões de gases de efeito estufa (CO2 e outros).

Atualmente mais combustíveis fósseis que são produzidos de modo a que no futuro não muito distante, esses recursos estão esgotados ou o preço subiria enquanto inacessíveis para a maioria da população consumida.

Outra vantagem é a quantidade de combustível necessário; pouco combustível com grandes quantidades de energia são obtidos. Isso economiza em matérias-primas, mas também no transporte, mineração e manuseio de combustível nuclear. O custo do combustível nuclear (geralmente de urânio) é responsável por 20% do custo da energia gerada.

A produção de electricidade é contínua. Uma usina de energia nuclear é gerar eletricidade para quase 90% das horas do ano. Isso reduz a volatilidade dos preços está em outros combustíveis como o petróleo.

Isso favorece o planejamento de continuidade elétrica. A energia nuclear não depende de aspectos naturais. Com isso, a grande desvantagem das energias renováveis ( energia solar) na luz do sol ou do vento nem sempre coincidem com as horas de maior demanda de energia está resolvido.

Como alternativa aos combustíveis fósseis não necessita de consumir tanto de combustíveis, tais como carvão ou óleo. A redução do consumo de carvão e petróleo ajuda a reduzir o problema do aquecimento global sobre as alterações climáticas globais. Ao reduzir o consumo de combustíveis fósseis também melhorar a qualidade do ar que respirar com tudo o que tal implica na redução da doença e da qualidade de vida.





                         Desvantagens de Energia Nuclear

Anteriormente discutimos a vantagem da utilização da energia nuclear para reduzir o consumo de combustíveis fósseis. É um argumento frequentemente utilizado pelas organizações a favor da energia nuclear, mas é uma meia-verdade. Tenha em mente que a maior parte do consumo de combustíveis fósseis vem de transporte rodoviário, para uso na (auto diesel, gasolina & hellip; etc.) motores de calor. A economia de combustíveis fósseis na geração de energia é proporcionalmente muito baixa.


Apesar do alto nível de sofisticação dos sistemas de segurança das centrais nucleares o componente humano sempre tem algum impacto. Diante de uma gravidez não planejada ou gestão de um acidente nuclear não é garantia de que as decisões tomadas pelos responsáveis são sempre as mais adequadas. Temos dois bons exemplos em Chernobyl e Fukushima.

O acidente nuclear de Chernobyl é de longe o pior acidente nuclear da história. Uma sucessão de mal orientada pela equipe para gerenciar o centro acabou causando uma explosão nuclear decisões fortes.

No caso de acidente nuclear em Fukushima, após o acidente, o desempenho da equipe responsável pela gestão foi amplamente questionada. Depois de Chernobyl, o acidente nuclear de Fukushima foi o segundo pior da história.

A principal desvantagem é o difícil manejo de resíduos nucleares gerados. Os resíduos nucleares leva muitos anos a perder sua radioatividade e perigo.

Reatores nucleares, uma vez construído, tem uma data de validade. Após esta data deve ser desmantelado, de modo que o principal produtor de energia nuclear para manter constante o número de reatores de operação devem ser construídos cerca de 80 novos reatores nucleares ao longo dos próximos dez anos.

Precisamente porque as usinas nucleares têm uma vida limitada. O investimento para a construção de uma usina nuclear é muito alto e deve ser recuperado em pouco tempo, então isso aumenta muito o custo da eletricidade gerada. Em outras palavras, a energia gerada é barata em comparação com o custo do combustível, mas ter que pagar a construção da planta nuclear significativamente mais caro.

As usinas nucleares são alvos de organizações terroristas.

Gerar dependência externa. Pouco países têm minas de urânio e nem todos os países têm tecnologia nuclear, então eles têm que contratar tanto no exterior.

reatores nucleares atuais operam por meio de reações de fissão nuclear. Essas reações em cadeia ocorrer de modo que se os sistemas de controlo deve falhar cada vez mais e mais reações ocorrem para causar uma explosão radioativa que seria praticamente impossível de conter.

Provavelmente, a desvantagem mais alarmante é o uso que pode ser dado à energia nuclear na indústria de defesa. O primeiro uso foi dado à energia nuclear era construir duas bombas nucleares lançadas sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Este foi o primeiro e último uma vez que a energia nuclear foi usada em um ataque militar. Mais tarde, vários países assinaram o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, mas o risco de que o futuro re-uso de armas nucleares sempre vai existir.

Perguntas interessantes