quais as vantagens da adubação verde:::
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN).
Isso significa que essas plantas fazem simbiose com um tipo de bactéria denominada rizóbio, que é capaz de absorver o nitrogênio presente na atmosfera e transformá-lo em nitratos e amônia, formas de nitrogênio que as plantas são capazes de assimilar.
Braquiária e o sorgo forrageiro, possuem um sistema radicular bastante vigoroso, permite a absorção de nutrientes lixiviados nas camadas mais profundas do solo, como o potássio e o enxofre.
A presença de matéria orgânica também faz aumentar a capacidade de troca catiônica (CTC) do solo, isto é, faz com que o solo consiga “se ligar” mais aos nutrientes
Favorece o aparecimento de fungos micorrízicos, que se associam às raízes das plantas, promovendo seu crescimento e consequentemente possibilitando maior capacidade de absorção de água.
A presença de palhada no solo serve como barreira para emergência de plantas daninhas, diminuindo a necessidade do uso de herbicidas.
As aplicações de pesticidas também podem ter grande redução, pois a adubação verde promove o controle de insetos-praga, doenças e nematóides. as raízes se decompõem e abrem espaços que facilitam a penetração da água e dos nutrientes, além de contribuir para a descompactação do solo. Já a parte aérea da planta forma a camada de palhada, cobrindo a superfície do solo. Isso auxilia no controle da temperatura do solo, que no verão em algumas regiões do Brasil pode passar dos 35 ºC, prejudicando processos vegetais como a germinação das sementes.
Controle da erosão do solo, seja causada por chuvas ou por ventos, e na preservação da umidade