Geografia, perguntado por nanan12, 9 meses atrás

Quais as tecnologias usadas na indústria 4.0?comente cada uma.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lauramiguel659
1

Resposta

Sistemas Ciber-Físicos: Os CPS (Sistemas ciber-físicos) é a associação entre a computação, rede e processos físicos.É a combinação de vários sistemas de natureza diferente, cujo objetivo principal é administrar um processo físico e, através do seu feedback, adequar-se a novas condições, em tempo real.

Big Data Analytic: O vocábulo "big data" se refere aos gigantescos armazenamentos digitais de informações, velocidade e variedade. A análise de big data é o recurso da utilização de software para descobrir tendências, padrões, correlações ou outras informações úteis nesses enormes armazenamentos de dados.

Computação na nuvem: Computação em nuvem é um vocábulo geral para qualquer coisa que compreenda a transmissão de serviços hospedados pela Internet. Esses serviços fazem com que empresa não necessite mais de uma infraestrutura de TI em sua unidade. A computação na nuvem divididos em três categorias: Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).[12]

Internet das Coisas(IoT): A IoT é o conceito de conectar algum dispositivo à Internet e a outros dispositivos conectados. É uma rede imensa de coisas e pessoas conectadas ,que coletam e compartilham dados sobre a maneira como são utilizadas e sobre o ambiente ao seu redor. Cada vez mais, organizações de diversos setores estão usando a IoT para operar com mais competência, compreender melhor os clientes para oferecer um serviço aperfeiçoado ao cliente, melhorar a tomada de decisões e aumentar o valor dos negócios.

Internet dos Serviços(IoS): A IoS é, fundamentalmente, o acompanhamentos dos serviços da Internet das Coisas ou a produção de serviços profundamente ligados à IoT. Partindo basicamente que a IoT abrange a comunicação constante entre máquinas/máquinas e entre máquinas/homem.[12]

Respondido por kellecristineborges
2

Big Data analytics

O grande volume de dados gerados por meio de registros pela rede e plataformas digitais de diversos tipos precisam ser filtrados. Caso contrário, se torna inviável obter vantagens competitivas, pois um dos erros da transformação digital é não adotar ferramentas adequadas para o processo. Logo, é necessário integrar, analisar e classificar essas informações de maneira dinâmica e precisa.

O Big Data analytics é relativamente novo no mundo da manufatura, mas os fabricantes já estão aproveitando todas as possibilidades oferecidas por ele. Coletar e analisar dados de várias fontes, incluindo sistemas e ativos de produção, dados corporativos e sistemas de gerenciamento de clientes, se torna o padrão, suportando a tomada de decisões em tempo real.

Robôs autônomos

Os Robôs vem sendo desenvolvidos em grande escala. Eles estão se tornando mais autônomos, flexíveis e cooperativos. Dentro deste pilar, os robôs trabalham lado a lado com os seres humanos, aprendendo com eles e melhorando continuamente os processos, além disso, os robôs custam menos e são capazes de fazer mais.

Para ir além, eles também são programados para se ajustarem automaticamente com a finalidade de completar o ciclo de produção. A capacidade de produzir componentes diretamente é aprimorada pelo uso de robôs autônomos e tecnologia de aditivos de última geração, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Simulação

As simulações permitem que os operadores testem e otimizem as configurações do dispositivo antes que as alterações sejam feitas no mundo real. Imagine o que você poderia produzir e alcançar se pudesse ver o processo físico em 3D antes de executá-lo? As simulações em 3D oferecem a possibilidade dos fabricantes avaliarem virtualmente as configurações da máquina antes de implementar cada alteração. Isso economiza tempo, custo e esforço.

Integração horizontal e vertical de sistemas

O envio de dados para a nuvem com a finalidade de permitir a colaboração vertical e horizontal melhora a integração dos departamentos de uma empresa da gerência sênior ao colaborador de manufatura. A equipe de design, por exemplo, pode trabalhar com gerentes de linha de produção para testar novos processos e técnicas.

Internet das Coisas

Em um mundo ideal da indústria 4.0, os dispositivos são aumentados por sistemas de computadores integrados e conectados por tecnologias padrão. Isso permite melhor comunicação e interação entre os dispositivos de campo. Isso também possibilita que esses equipamentos coletem dados e programem algoritmos de tomada de decisão, permitindo respostas em tempo real.

Segurança cibernética

Ao conectar máquinas, dispositivos, robôs, Big Data e demais tecnologias, a necessidade de proteção não poderia ser maior. Nesse sentido, a segurança em torno da comunicação, gerenciamento de identidades e controle de acesso é crucial para o sucesso da indústria 4.0. Esse é um pilar vital, pois uma lacuna no sistema de fabricação pode ser muito prejudicial.

Computação em nuvem

O uso de software baseado em nuvem para aplicativos corporativos e analíticos já existe. No desenvolvimento adicional, o compartilhamento de análises relacionadas à produção permite que cada vez mais serviços baseados em dados para sistemas de produção sejam incorporados.

Manufatura aditiva

A manufatura aditiva é muito mais comum com a indústria 4.0. Além do uso atual de protótipos de produtos e peças com impressoras 3D, a manufatura aditiva pode usar esses recursos para criar pequenos lotes de produtos personalizados que têm benefícios de construção, como designs complexos e leves.

Realidade aumentada

A realidade aumentada pode ajudar as equipes da fábrica a obter as informações que necessitam e quando precisam. Isso significa que quando um colaborador está procurando uma peça que precisa ser substituída em uma máquina e tem um óculos de realidade aumentada, ele pode obter informações em seu campo de visão sobre qual parte é necessária, onde encontrá-la e como pode ser instalada. Graças a isso, o possível aumento na eficiência é elevado

Explicação:

Perguntas interessantes
Matemática, 9 meses atrás