Quais as soluções para o descarte do lixo eletrônico no mundo?
Soluções para a tarefa
Você tem algum celular jogado nas gavetas de casa? Provavelmente sim. Agora, imagine que todo o resto do mundo também tem e que, uma hora ou outra, todos serão descartados. Essa é só uma parte do lixo eletrônico que juntamos durante a vida.
Também chamado de REEE (Resíduos de Equipamentos Eletro Eletrônicos), esse tipo de descarte se tornou um grande problema mundial. Em 2014, segundo a ONU, só a América Latina gerou 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico – 9% do total mundial.
Essa quantidade crescente pode trazer consequências para o meio ambiente. Para sua fabricação, são utilizados materiais pesados, que precisam ter um destino correto.
Para completar, a maioria dos países da América Latina não tem legislação específica no que diz respeito ao descarte do lixo eletrônico. Normalmente, a legislação existente está ligada a outros resíduos perigosos.
Mas de quem seria a responsabilidade? Você pode fazer alguma coisa para evitar que seus objetos cheguem ao descarte geral? É isso o que vamos descobrir no post de hoje. Você ainda vai ficar sabendo como empresas estão inovando nesse tema. Boa leitura!