Quais as relações entre a minha vida pessoal e a sociedade em que vivo? Dê 3 exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por Roniel Sampaio Silva
Ao contrário do que muita gente pensa, a Sociologia tem implicações práticas as quais podem ser instrumentalizadas pelas experiências individuais e sociais de modo tal que sua compreensão pode ajudar a desenvolver algumas habilidades. O sociólogo Antony Giddens nos ajuda a pensar em alguns pontos em que a Sociologia, aliada à imaginação sociológica, pode nos aprimorar como sujeitos.
>
É fato que pensamos a partir da nossa visão de mundo. Portanto, nosso ponto de vista algumas vezes é passível que equívocos o quais naturalizam certas diferenças sociais e amplia o preconceito e a intolerância.
>
A Sociologia pode nos proporcionar uma visão de mundo ampla e ajuda a entender que nosso “mundo social” não é único. O que existe, na verdade, é um universo social que é construído socialmente e por meio da Sociologia, temos a possibilidade de conhecer, compreender e aprender a respeitar as diferenças.
cotidiano
>
Giddens, em seu livro “Sociologia”, cita como exemplo “o fato de um assistente social branco, operando numa comunidade predominante negra jamais ganhará a confiança dos habitantes se não desenvolver uma sensibilidade às diferenças na experiência social, que amiúde, separam brancos e negros” (Giddens, 2005, p.27).
>
Além disto, a sociologia auxilia naquilo que chamamos de exercício de alteridade, habilidade ou competência de se colocar no lugar do outro. É o que foi apontado por Wright Mills: “Ver o similar como diferente e o diferente como similar”. Ou ainda, o que DaMatta chama de “transformar o familiar em exótico e o exótico em familiar”.
>
Por tanto, a principal função da sociologia é proporcionar uma leitura do mundo social para que o indivíduo possa compreender que vivemos numa teia de relações sociais, jogos de poder impregnados por elementos simbólicos. Estamos mergulhados em elementos culturais que carecem de leitura e releituras constantes e a Sociologia nos possibilita compreender tal realidade, o que nos auxilia a jogar dentro das regras e possibilidades sociais a qual estamos inseridos.
Explicação:
Amor da família bem estar fé com Deus
Existe uma relação de interdependência entre nossas vidas e a sociedade em que vivemos. Isso quer dizer que somos seres que se conectam diretamente com a sociedade.
Porque devemos obedecer às regras impostas pelos entes da sociedade?
Porque a vida em sociedade é regida por regras éticas que são essenciais para orientar os comportamentos individuais e coletivos. Na prática, a Ética orienta o comportamento do indivíduo para a vida em sociedade.
Portanto, o respeito às regras éticas é fundamental para a boa convivência em sociedade.
Aprenda mais sobre o tema vida em sociedade em:
https://brainly.com.br/tarefa/3239586
Sonhe, mas trabalhe duro!