Química, perguntado por szpriscilasara3515, 10 meses atrás

quais as propriedades apresentadas por uma substância

Soluções para a tarefa

Respondido por MihAkiyama1
1
1. Propriedades Gerais

São aquelas propriedades apresentadas por todas as substâncias, como massa e extensão.

2. Propriedades Funcionais:

As substâncias que pertencem a um mesmo grupo funcional (como os ácidos, as bases, os sais e os óxidos) possuem propriedades que se repetem entre elas. Por exemplo, as substâncias do grupo ácido costumam ter sabor azedo, enquanto que as do grupo básico possuem em comum o sabor adstringente e cáustico.

3. Propriedades Específicas:

São as propriedades que cada substância individualmente apresenta. As principais propriedades específicas são: físicas, químicas e organolépticas. Vejamos cada uma delas:

3.1. Propriedades Físicas:

Dizem respeito a características inerentes ou particulares, que independem da transformação da substância com outras. São fenômenos de medidas físicas, como a densidade, os pontos de fusão e ebulição, o calor específico, a solubilidade, etc.

Por exemplo, o ponto de ebulição do éter não é o mesmo que o do óleo lubrificante para automóveis. O éter tem a propriedade física de se evaporar facilmente, enquanto que com o óleo isto não ocorre.

Essa propriedade é muito importante principalmente para a identificação das substâncias.

3.2. Propriedades Químicas:

São aquelas relacionadas às transformações químicas que as substâncias sofrem, ou seja, são transformações que alteram as suas constituições. Por exemplo, o ferro enferruja, no entanto, isso dificilmente ocorre com o ouro. Outro exemplo: o álcool sofre combustão, a água não.



3.3. Propriedades organolépticas:

São aquelas que percebemos pelos nossos sentidos, como o sabor, o cheiro, o odor e a cor. Por exemplo, podemos distinguir um anel de ouro de um de prata simplesmente pela cor.

No entanto, apesar de serem úteis, essas propriedades nem sempre podem ser utilizadas para a identificação de determinados compostos. Como não sabemos de que material se trata, não podemos cheirá-lo ou ingeri-lo, pois tais ações podem ser potencialmente tóxicas e fatais.

Perguntas interessantes