quais as principais regras do tenis de mesa? heeelllpppp :)
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
REGRAS BÁSICAS DE TÊNIS DE MESA
*A Raquete *
1 - A raquete deverá ser de borracha ou pino, não podendo a madeira tocar na bolinha.
2 - A borracha deverá ser da cor Vermelha e/ou Preta; mas nunca usando a mesma cor na raquete.
*Início da Partida*
1 - Os jogadores têm direito a até 2 minutos de aquecimento para se familiarizarem com a mesa e a iluminação do evento; 2 - Antes de iniciar o jogo o juiz irá fazer um sorteio para definir o saque e o lado que cada jogador irá atuar no 1º set; 2.1 - Quem ganhar o sorteio escolherá se deseja Bola ou Lado; se obtar por bola ele sacará ou receberá o 1ºsaque; do contrário, o lado que irá atuar no 1º set.
*A Partida*
1 - Constitui-se de sets de 11 pontos. Será jogada em melhor de três, cinco ou sete sets. No caso de empate
em 10 pontos o vencedor será o que abrir 2 pontos de vantagem sobre o adversário.
2 - O jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra"(1 a 1 em sets), os jogadores devem mudar de lado logo que um dos jogadores consiga 05 pontos.
4 - Pode ser pedido um tempo por jogo de duração de 1 min.
*O Saque *
1 - A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do receptor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.
3 - Cada jogador tem direito a 2 saques seguidos..
4 - Ao contrário do Ping-Pong o saque é livre a critério do jogador que sacará, ou seja, vale sacar de qualquer lugar atrás da linha da mesa para qualquer lugar, ao contrário do ping-pong que tem que sacar cruzado, no Tênis de Mesa pode-se cruzar ou sacar na paralela porque o saque é LIVRE respeitando as demais regras do saque.
5 - Com o placar 10 -10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo.
6 - O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (cara ou coroa / par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set começará recebendo no 2° set e assim sucessivamente.
*Obstrução (não vale pontos)*
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - O saque pode queimar a rede INDEFINIDAMENTE ( ou seja, pode queimar quantas vezes quiser que ainda assim NÃO VALERÁ ponto como no Ping-Pong que se queimar 3 vezes é ponto).
*O ponto*
A não ser que a partida sofra obstrução, um jogador perde um ponto quando:
1 - Erra o saque.
2 - Erra a resposta.
3 - Toca na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola toca em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bate com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimenta a mesa de jogo.
7 - Toca a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre toca a superfície da mesa durante a sequência.
*Correção da Ordem de Sacar, Receber ou Lado*
- Se um jogador der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois. Ex.: 5 a l, o saque mudou em 6 a 1; o jogador que sacar terá apenas um saque. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado, assim que se perceber o erro isso deve ser feito. Nesse caso, a contagem será a mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma
haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.
*JOGOS DE DUPLAS*
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.
Espero ter ajudado.
*A Raquete *
1 - A raquete deverá ser de borracha ou pino, não podendo a madeira tocar na bolinha.
2 - A borracha deverá ser da cor Vermelha e/ou Preta; mas nunca usando a mesma cor na raquete.
*Início da Partida*
1 - Os jogadores têm direito a até 2 minutos de aquecimento para se familiarizarem com a mesa e a iluminação do evento; 2 - Antes de iniciar o jogo o juiz irá fazer um sorteio para definir o saque e o lado que cada jogador irá atuar no 1º set; 2.1 - Quem ganhar o sorteio escolherá se deseja Bola ou Lado; se obtar por bola ele sacará ou receberá o 1ºsaque; do contrário, o lado que irá atuar no 1º set.
*A Partida*
1 - Constitui-se de sets de 11 pontos. Será jogada em melhor de três, cinco ou sete sets. No caso de empate
em 10 pontos o vencedor será o que abrir 2 pontos de vantagem sobre o adversário.
2 - O jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra"(1 a 1 em sets), os jogadores devem mudar de lado logo que um dos jogadores consiga 05 pontos.
4 - Pode ser pedido um tempo por jogo de duração de 1 min.
*O Saque *
1 - A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do receptor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.
3 - Cada jogador tem direito a 2 saques seguidos..
4 - Ao contrário do Ping-Pong o saque é livre a critério do jogador que sacará, ou seja, vale sacar de qualquer lugar atrás da linha da mesa para qualquer lugar, ao contrário do ping-pong que tem que sacar cruzado, no Tênis de Mesa pode-se cruzar ou sacar na paralela porque o saque é LIVRE respeitando as demais regras do saque.
5 - Com o placar 10 -10, a sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo.
6 - O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (cara ou coroa / par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set começará recebendo no 2° set e assim sucessivamente.
*Obstrução (não vale pontos)*
A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - O saque pode queimar a rede INDEFINIDAMENTE ( ou seja, pode queimar quantas vezes quiser que ainda assim NÃO VALERÁ ponto como no Ping-Pong que se queimar 3 vezes é ponto).
*O ponto*
A não ser que a partida sofra obstrução, um jogador perde um ponto quando:
1 - Erra o saque.
2 - Erra a resposta.
3 - Toca na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola toca em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bate com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimenta a mesa de jogo.
7 - Toca a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre toca a superfície da mesa durante a sequência.
*Correção da Ordem de Sacar, Receber ou Lado*
- Se um jogador der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois. Ex.: 5 a l, o saque mudou em 6 a 1; o jogador que sacar terá apenas um saque. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado, assim que se perceber o erro isso deve ser feito. Nesse caso, a contagem será a mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma
haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.
*JOGOS DE DUPLAS*
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes