História, perguntado por emillycristiane003, 8 meses atrás

Quais as principais diferenças sociais entre os Estados do norte e do Sul nos EUA no século 19 porque essas diferenças levaram ao conflito amar armado?​

Soluções para a tarefa

Respondido por charlsmaysom
5

Resposta:

A Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos , foi uma guerra civil travada nos Estados Unidos de 1861 a 1865, entre a União e os Confederados. A guerra civil começou principalmente como resultado da longa controvérsia sobre a escravização dos negros. O conflito eclodiu em abril de 1861, quando as forças separatistas atacaram o Fort Sumter, na Carolina do Sul, pouco depois de Abraham Lincoln ter tomado posse como Presidente dos Estados Unidos. Os legalistas da União no Norte, que também incluíam alguns estados geograficamente ocidentais e do sul, proclamaram apoio à Constituição. Enfrentaram os secessionistas dos Estados Confederados do Sul, que defendiam os direitos dos estados para manter a escravidão.

Respondido por blanskileandro
2

Resposta:

Os estados do norte eram mais desenvolvidos e industrializados, com suas economias baseadas na manufatura de bens de consumo e sua comercialização. Para sustentar esse tipo de economia, se faz necessária uma larga quantia de trabalhadores assalariados para consumir os bens manufaturados, e então não há sentido em manter a economia escravagista.

Os estados do sul se sustentavam com base na agricultura, principalmente no cultivo do algodão, fazendo extensivo uso de mão-de-obra escrava. Eram ruralizados e com infraestrutura pouco desenvolvida.

Isso causou um conflito de interesses, e os estados do norte, dos quais a capital fazia parte, pressionaram pelo fim da escravidão e mudança para uma economia consumista, enquanto o sul se manteve relutante à essa ideia.

Este foi o estopim para o conflito armado, que terminou em 1865 com a vitória da União (Norte) sobre a Confederação (Sul) e o fim da escravidão nos EUA.

Perguntas interessantes