Química, perguntado por negaopet87p55ah2, 10 meses atrás

Quais as principais diferenças (se é que existiam) entre as alquimias grega, egípcia e chinesa?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5
                            ==========ALQUIMIA==========

Os séculos III a.C. ao século XVI d.C. foi dominado pela Alquimia. 
A palavra Alquimia vem do árabe e quer dizer AL-Khemy, A Química. Iniciou-se no século IIIa.C. na Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas-pitagóricas, platônicas estóica, egípcias e orientais.
Há três misturas de correntes na Alquimia: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. 
Na metalurgia, obtiveram seu grande êxito que foi a produção de papiros e os aparelhos do laboratório. Porém, não obtiveram o seu principal objetivo que era a pedra filosofal e transformar metais em ouro.



                       ==========ALQUIMIA CHINESA==========

Na China a alquimia data alguns séculos antes do estudos em Alexandria. Na época do filósofoConfúcio (551-479 a.C) já existia estudos alquímicos. Não se sabe se Confúcio estudou alquimia, mas, parte de sua filosofia que ficou conhecida como Confucionismo, passou a ser entregada na alquimia. Diferente do que alguns pensam, o alquimista não buscava somente transmutar substâncias ou metais, ele também buscava estudar o caráter humano, o seu espírito, sua natureza. O próprioTaoísmo também influenciou os alquimistas chineses, introduzindo a concepção do Yin e Yang, que perfaz a dualidade universal.

"A partir de então, o alquimista não será mais somente um
 artesão ou um mágico; ele é, também, um sábio que entende os princípios que regem a realidade".

Livros como o I Ching e o Tao-te-Ching do sábio Lao Tzudedic
am um pouco a abordar questõesalquímicas, principalmente relacionadas com a produção de elixires. Um fato curioso, é que muitos dos imperadores chineses, como exemplo, o primeiro imperador Qin Shi Huang Di (260-210 a.C), solicitou a muitos sábios e alquimistas que produzissem um elixir que lhe concede-se a imortalidade. A elaboração de elixires é um segundo ponto que marca o estudo da alquimia. Primeiro temos a transmutação de metais, principalmente de forma que se consiga transformar algum metal inferior em ouro, considerado o mais puro dos metais; e o segundo objetivo consiste na criação de elixires, de poções que possam conceder virtudes, poderes, qualidades aos homens que os levem a perfeição. Nesse caso, a pedra filosofal, seria um meio de se criar o Elixir da Longa Vida.

"A alquimia chinesa possui, por sua vez, um caráter bastante distinto de tudo que foi mencionado até aqui. Seu maio objetivo era obter a cura de todos os males e a busca da eternidade, através de um "elixir" que proporcionasse um equilíbrio perfeito entre o ser humano e o universo".


                     ==========ALQUIMIA EGÍPCIA==========

A alquimia é uma pratica muito antiga, considerada a antiga quimica, é arte de trabalhar e apefeiçoar os corpos com a ajuda da natureza, os antigos alquimistas se dedicavam a descobrir uma fórmula que transmutaria os metais mais comuns em ouro e prata,e a encontrar meios de prolongar indefinidamente a vida humana, porém  essa é a descrição da alquimia antiga que conhecemos, e a descrição da Alquimia Egipcia?

A Alquimia Egipcia não é facilmente encontrada, e sua descrição dificilmente está nos livros seus registros verdadeiros são muito poucos e restritos, pois seus principais registros foram consumidos pelo fogo no incêndio da biblitoteca de alexandria em 642 d.C 

A Alquimia Egipcia é a mistura do conhecimento natural da quimica antiga e dos mistérios do antigo egito.


Perguntas interessantes