História, perguntado por mateuspereira5, 1 ano atrás

quais as principais diferenças existentes entre a colonização inglesa, a espanhola e a portuguesa? como essas diferenças se refletiram na formação da sociedade atual?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
192

A colonização inglesa foi marcada principalmente pelo estabelecimento de colônias de povoamento, de modo que a intenção era criar uma "nova sociedade" para os Cristãos Protestantes, considerados perigosos na Europa, e evitar uma tragédia europeia. Por conta disto, desde o início lá foram estimuladas a criação de manufaturas e universidades, como forma de atrair mais Protestantes, de modo que a economia era mais diversificada e se desenvolveu mais.

Já nas colônias de Portugal e da Espanha o sistema econômico era o plantation e o extrativismo mineral, com a proibição das manufaturas, amplo uso da mão de obra escrava e baixo investimento social nas colônias, de modo que as colônias tinham economias deficitárias e não contavam com instituições importantes, como as Universidades e uma indústria de bens de consumo, o que acabou influenciando em um desenvolvimento econômico mais lento, refletido nos dias atuais.

Perguntas interessantes