Biologia, perguntado por lafuno123, 10 meses atrás

Quais as principais diferenças entre peixes condrictes e peixes osteíctes? Citar 5 exemplos de cada um.

Soluções para a tarefa

Respondido por liihgimenez
39

Peixes Condrictes: cartilaginosos, maioria carnívora, mandíbula bem desenvolvida,são divididos em elasmobrânquios (tubarões, arraias) e holoéfalos(quimeras), respiram por brânquias, sistema circulatório fechado e nervoso bem desenvolvido, sistema urinário formado por um par de rins q desenbocam na cloaca, encéfalo complexo, reproduçaõ sexuada, fecundação interna (ovos).

Peixes Osteíctes: esqueleto basicamente contituido por ossos, as brânquias não se abrem diretamente no ambiente( recobertas pelo opérculo), escamas achatadas, sistema digestório completo,possuem uam bexiga natatória e oresto é todo igual.

Respondido por EllenLib
3

Os peixes podem ser classificados em dois grupos:  condrictes e osteíctes.

Os peixes cartilaginosos, são os chamados peixes condrictes, como o nome sugere, o grande diferencial é que os condrictes tem o esqueleto constituído majoritariamente por cartilagem.

O corpo dos condrictes é revestido por escamas placoides que se assemelham a dentes e apresentam origem epidérmica e dérmica. Sua forma alongada ou em formato de disco lhe proporciona uma hidrodinâmica favorável ao ambiente aquático de menor resistência e facilidade nos movimentos.

Possuem dois conjuntos de nadadeiras peitorais e pélvicas, que proporcionam maior estabilidade e velocidade. Além das branquias expostas em fendas na lateral do corpo.

São exemplos:  tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-azul, quimeras e raias.

Os osteíctes possuem esqueleto constituído majoritariamente por ossos. Uma parte fundamental ara a diferenciação dos grupos são as escamas, as escamas dos peixes ósseos apresentam origem somente dérmica.

Os osteíctes secretam um tipo de muco que auxilia na natação. E ao contrário dos condrictes, os osteíctes não possuem branquias expostas. Eles apresentam opérculo, uma estrutura que atua na proteção das branquias. Outra diferenciação é a presença de bexiga natatória, cuja função é auxiliar no equilíbrio.

Exemplos:  Robalo, pirarucu, esturjão, tainha, pintado.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/17004456

Anexos:
Perguntas interessantes