Administração, perguntado por natsants6, 1 ano atrás

quais as principais diferenças entre MEI e EI

Soluções para a tarefa

Respondido por malubarbiegirl
2
A figura do MEI (Microempreendedor Individual) no contexto empresarial do Brasil surgiu em 2009 com o objetivo de oferecer uma possibilidade de regularização para diversos profissionais autônomos e microempresários que desenvolviam suas atividades trabalhando na informalidade. Além de uma segurança maior com relação ao controle fiscal cada vez maior que governo exerce, aqueles que optam pelo MEI também desfrutam de alguns benefícios, porém também devem lidar com uma série de restrições.


Mas e quando o tamanho do MEI já não é compatível com o momento da empresa? Ou ainda se aquela atividade não é permitida como Microempreendedor Individual? Aí surge a possibilidade do Empresário Individual, que é aquele que exerce uma atividade empresária em nome próprio.

Muitas vezes até confundido com o próprio MEI pelo nome, este formato não se parece em praticamente nada com o seu “quase xará”. O EI possui um leque de opções de atividades muito mais extenso, um limite de faturamento bem maior, exigências com relação ao nome da empresa, possibilidade de contratar um número ilimitado de funcionários, entre outros aspectos. Pode-se dizer que a única semelhança é o fato de ter um CNPJ sem sócios.
Perguntas interessantes