História, perguntado por Caike02santista, 1 ano atrás

Quais as principais diferenças entre as cidades-estados de Atenas e Esparta

Soluções para a tarefa

Respondido por Livia1397
28
Vamos falar de duas cidades importantes da Grécia Antiga, e as mais poderosas nesse periodo. Uma delas era Atenas, que tinha uma civilização que cultuava e admirava a intelectualidade, porém a educação era destinada apenas aqueles que tinham condição de pagar por um professor particular. E Esparta, que tinha uma sociedade de caráter completamente militarista e que viam na educação como um mecanismo de inserção de valores militares.

Caike02santista: Vc sabe me dizer as principais características ?
Respondido por zakumes
22
Esparta era uma sociedade militarista que possuía dois reis (diarquia). Era controlada por um conselho aristocrático formado por 28 anciãos (gerúsia), uma assembleia militar que votava as leis (apela) e quem detinha realmente o poder eram 5 vigilantes que controlavam a vida pública e particular (éforos). A sociedade era dividida em esparciatas (elite espartana que realizavam apenas atividades militares), Periecos (homens livres sem direitos políticos que viviam nas cidades e eram comerciantes, agricultores, artesãos) e Hilotas ( escravos públicos que pertenciam ao Estado).
Atenas era inicialmente uma monarquia (basileu) que foi substituída pelo arcontado, governo oligárquico aristocrático. Depois foi implantada a tirania para, finalmente, Com a criação da eclésia (assembleia popular) foi implantada a democracia ateniense. Sua sociedade era dividida em Eupátridas (classe dominante, grandes proprietários rurais), o Povo (pequenos proprietários rurais, artesãos, comerciantes), os Metecos (estrangeiros sem direitos políticos) e os escravos.


Perguntas interessantes