Química, perguntado por larissasiqueira392, 9 meses atrás

Quais as principais causas de muitas pessoas no mundo não obterem uma água de boa qualidade para suas necessidades básicas​

Soluções para a tarefa

Respondido por ingridsilvaah666
1

Resposta:

Segundo a ONU, as principais razões para a falta de acesso à água são:

urbanização;

crescimento populacional;

desigualdade social;

pobreza;

falta de acesso à educação e ao trabalho.

Explicação:

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema está relacionado a 80% das doenças e mortes.

No século XX, o consumo de água aumentou em 6 vezes — o dobro do crescimento da população mundial. Ao todo, 26 países enfrentam escassez crônica de água e a previsão é de que em 2025 o problema afete 52 países e 3,5 bilhões de pessoas.

É importante entender que a água doce disponível no planeta tem uma distribuição desigual. O Brasil, por exemplo, detém 12% da água doce mundial, mas enfrenta desafios no que se refere à disponibilidade do recurso. A discrepância geográfica e populacional da água no país é um dos grandes problemas: a Região Hidrográfica Amazônica comporta 74% da disponibilidade de água e é habitada por apenas 5% dos brasileiros.

Ou seja, a água nem sempre está localizada próxima à população que necessita desse recurso para sua sobrevivência. De acordo com Marcia Greco, “existem populações concentradas, por exemplo, na bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), no estado de São Paulo. Em 2014, tivemos uma crise hídrica que atingiu essa região fortemente”.

também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são:

desperdício de água;

diminuição do nível de chuvas;

aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

Além disso, nosso planeta é composto, em sua maioria, por água do mar. Apesar do grande volume e da possibilidade de dessalinização da água – um modelo que inclusive já é implementado no Brasil desde 2004. No entanto, apesar do grande potencial dessa prática, o problema da crise hídrica é muito complexo e exige uma série de medidas para ser contornado.

espero ter ajudado


larissasiqueira392: brigada
Perguntas interessantes